Segundo informa a agência missionária do Vaticano, Fides, estão sendo distribuídas as ajudas destinadas por Bento XVI à Bolívia, que vive um momento dramático por causa das inundações em todo seu território, desde o final do ano passado. O Papa destinou ao país ajudas num valor de 50 mil dólares.
Cerca de 53 pessoas já morreram e quase 60 mil famílias estão desabrigadas, de acordo com o último relatório da Defesa Civil local. E as chuvas não param de cair em todo o território boliviano, sobretudo nos departamentos de Santa Cruz (leste), Beni (nordeste) e Cochabamba (centro), onde se concentraram os efeitos do fenômeno climático La Niña.
O arcebispo de Cochabamba, Dom Tito Solari, publicou uma mensagem vídeo no site da Internet, Youtube, convidando a comunidade católica da Bolívia e internacional à solidariedade, neste tempo de quaresma.
Segundo a Fides, a Caritas de Beni está ao lado das famílias, proporcionando bens de primeira necessidade. Em alguns casos, as famílias não têm nem mesmo condições para cozinhar dentro de suas casas.