Foi aprovado o texto do Instrumento de Trabalho da II Assembléia Sinodal para a África, que se realizará, no Vaticano, de 4 a 25 de outubro, sobre o tema: "A Igreja na África a serviço da reconciliação, da justiça e da paz. Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo" (Mt 5, 13-14).
O documento destaca tanto os aspectos positivos, como os problemas da vida social e eclesial na África. Em especial, se a primeira assembléia, em 1994, insistiu no tema Igreja-Família de Deus, a próxima edição deve promover a aplicação das indicações do encontro anterior, "para dar respostas eficazes a uma África sedenta de reconciliação e em busca de justiça e paz".
A reunião para a aprovação do Instrumento de Trabalho foi realizada nos dias 23 e 24 de janeiro, no Vaticano. Durante o encontro, reiterou-se que a Igreja na África realizou uma opção preferencial pelos pobres. Assim, a Igreja manifesta que a situação de miséria e opressão que aflige muitos povos africanos não é irreversível, mas coloca todos diante da exigência da conversão, de uma conduta de vida íntegra e do caminho seguro rumo à santidade.
De acordo com o documento sinodal, "os conflitos locais, as evidentes injustiças e violências interpelam todos os homens de boa vontade e, de modo especial, a Igreja. E se é verdade que em Jesus Cristo nós pertencemos à mesma família, então não deveriam mais existir injustiças e guerras entre irmãos".
O documento da Assembléia sinodal será entregue em março pelo Papa Bento XVI, durante sua viagem a Camarões, aos presidentes das Conferências Episcopais da África.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com