Vaticano

Apresentado esboço da mensagem final do Sínodo para o Oriente Médio

Um apelo em favor da paz e um convite ao diálogo inter-religioso. Em síntese, essas são as linhas-mestras do esboço da mensagem final do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio, apresentado aos participantes na manhã deste sábado, 16, no Vaticano.

O documento, ainda provisório, foi lido na assembleia pelos presidente e vice-presidente da Comissão sinodal para a Mensagem final, respectivamente, Dom Cyrille Bustros, e Dom William Shomali. O esboço do documento será depois examinado, revisto e submetido, na próxima sexta-feira, ao voto da assembleia sinodal.

O esboço da Mensagem final apresentada pelo Sínodo é um longo apelo: um apelo aos fiéis a que perseverem nas dificuldades e se empenhem no testemunho do amor a Deus; um apelo a prosseguirem na senda do caminho ecumênico; um apelo aos judeus, em favor do diálogo, e aos muçulmanos, a trabalharem juntos para que os direitos humanos e a dignidade da pessoa sejam assegurados.

O texto lança também um convite aos políticos do Oriente Médio a que se esforcem para favorecer a segurança social, a estabilidade política, e o fim da corrida armamentista.

Também a comunidade internacional é chamada em causa, a fim de que trabalhe pela justiça e a paz na região do Oriente Médio, para que se ponha fim à guerra no Iraque e ao conflito palestino-israelense, e se promova o respeito pela liberdade de culto e de consciência.

O esboço dirige também um pensamento aos cristãos imigrantes, a fim de que levem ao mundo a sua fé e a sua cultura, olhando para o futuro com confiança e alegria. Por fim, o esboço da Mensagem final confia a Maria, Rainha da Paz, o caminho do Sínodo.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo