Internacional

Após passagem pela Colômbia, furacão Iota atinge Nicarágua

Autoridades nicaraguenses evacuaram população da costa oriental do país

Da redação, com Reuters

Região da Nicarágua atingida pelo furacão Iota./ Foto: Reprodução Reuters

O furacão Iota atingiu a Nicarágua nesta segunda-feira, 16. As autoridades já haviam evacuado a população da região costeira oriental do pais, que já se recuperava de outra grande tempestade.

Iota deveria colidir com o nordeste da Nicarágua durante a noite e estava com ventos máximos de 260 km/hora, atingindo a categoria 5 na escala Saffir-Simpson, disse o Centro Nacional de Furacões dos EUA.

O furacão estava localizado a cerca de 160 km a leste-sudeste de Puerto Cabezas, Nicarágua, na região de Miskito, depois de passar pelas ilhas colombianas de San Andres e Providencia antes do amanhecer. A população da região é descendente de grupos indígenas e africanos.

O Programa Mundial de Alimentos alertou que cerca de 80.000 pessoas na Nicarágua corriam risco, enquanto as autoridades hondurenhas disseram que estavam evacuando outros 80.000.

As autoridades locais e a marinha tentaram freneticamente levar milhares de famílias para áreas mais altas ou portos na região aquática de selvas, rios e litoral, que também se estende por Honduras e foi atingida diretamente pelo Eta.

A temporada de furacões sem precedentes de 2020 chega enquanto a América Central enfrenta uma crise econômica ligada à pandemia do coronavírus, com especialistas alertando que as dificuldades crescentes podem piorar as infecções, espalhar a fome e alimentar uma nova rodada de migração da região.

A mudança climática está aumentando a intensidade das chuvas e das secas na América Central, disse a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) na semana passada, afirmando que tais fenômenos podem exacerbar a pobreza que leva as pessoas a fugir de suas casas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo