Reações

Após encontro entre as cúpulas da Coreia, líderes mundiais reagem

Líderes da Rússia, Estados Unidos e Europa comentaram o encontro entre as cúpulas das Coreias do Norte e Sul

Da redação, com Ansa

Trump parabenizou as cúpulas corenas pelo encontro desta sexta-feira, 27 / Foto: Reprodução – Casa Branca

O histórico encontro entre o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, ocorrido em Panmunjon, zona desmilitarizada entre os dois países, nesta sexta-feira, 27, foi comentado pelos principais líderes mundiais.

Por meio do microblog Twitter, o presidente estadunidense, Donald Trump, publicou uma série de mensagens em que elogiou o encontro da cúpula intercoreana e agradeceu a China pelos esforços na aproximação diplomática. “Não podemos esquecer da grande ajuda que meu bom amigo, o presidente Xi da China, deu aos Estados Unidos, particularmente na fronteira com a Coreia do Norte. Sem ele, o processo teria sido muito mais longo e difícil”, afirmou o magnata.

O primeiro-ministro da Itália, Paolo Gentiloni, também se manifestou por meio de sua conta no Twitter. “São mais de 60 anos. O futuro está cheio de incógnitas, mas o dia é histórico”, exaltou Gentiloni.

Em comunicado, a França parabenizou o comprometimento dos países na “declaração de paz, prosperidade e unificação da península coreana”. O Ministério das Relações Exteriores francês ressaltou que a esperança “é que este passo contribuirá para o advento da paz duradoura” e espera por ações concretas.

A Rússia, por sua vez, disse que este momento significa uma “notícia muito positiva”. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores russo, tudo está pronto para facilitar a cooperação entre os dois países.

Leia mais
.: Papa faz apelo sobre encontro entre os líderes das duas Coreias

O presidente da Comissão Europeia, Donald Tusk, também considerou que a decisão das Coreias é um indício de que o “impossível pode se tornar possível, e que depende totalmente da boa vontade e da coragem dos indivíduos”. Para o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, o momento histórico “é uma boa notícia que deve ter um acompanhamento com medidas concretas”.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, ressaltou que a reunião é “um primeiro passo de um caminho longo para uma solução para a crise da península”, mas “o mais importante é comemorar este encontro”.

Em entrevista coletiva durante reunião de ministros de Relações Exteriores da Aliança realizada em Bruxelas, Stoltenberg disse que “a pressão que foi aplicada sobre a Coreia pela comunidade internacional foi importante”.

Por fim, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, qualificou como “positiva” a cúpula. No entanto, ressaltou que será preciso “vigiar o desenvolvimento” da aproximação proposta pelos líderes da Península. “Considero que é positivo que nesta cúpula tenha se falado seriamente”, disse.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo