"As nações caminharão à sua luz." Este versículo do Apocalipse é o título da mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial das Missões, que será celebrado em 18 de outubro.
No texto, o pontífice pede a todo o povo de Deus para que reavive a consciência do mandato missionário de Cristo, para que "todos os povos se tornem seus discípulos" (Mt 28,19).
"O objetivo da missão da Igreja é iluminar com a luz do Evangelho todos os povos em seu caminhar na história rumo a Deus", recorda o papa, que acrescenta que a Igreja não age para ampliar o seu poder ou reforçar o seu domínio, mas para levar Cristo a todos.
"É necessário, portanto, renovar o compromisso de anunciar o Evangelho, fermento de liberdade e progresso, fraternidade, união e paz" – escreve.
No dia dedicado às missões, Bento XVI recorda as pessoas que fizeram de suas vidas uma exclusiva consagração ao trabalho de evangelização: "Menciono em particular as Igrejas locais, os missionários e missionárias que testemunham e propagam o Reino de Deus em situações de perseguição, com formas de opressão que vão desde a discriminação social até a prisão, a tortura e a morte. Não são poucos aqueles que morreram por causa de seu nome".
Por fim, o pontífice agradece às Pontifícias Obras Missionárias, "pelo indispensável trabalho a serviço da animação, formação missionária e ajuda econômica às jovens Igrejas", e pede a todos uma contribuição concreta, "especialmente neste período de crise que a humanidade está vivendo, a fim de colocar as jovens Igrejas em condições de iluminar as pessoas com o Evangelho da caridade".
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com