Nesta sexta-feira, 28, na Sala de Imprensa da Santa Sé, foi realizada a apresentação do “Prêmio Ratzinger”, instituído pela “Fundação Vaticano Joseph Ratzinger – Bento XVI”. O prêmio será entregue no próximo dia 20 de outubro.
Na coletiva de imprensa, o presidente do Comitê Científico da Fundação, Cardeal Camilo Ruini, anunciou os nomes dos vencedores: o filósofo e historiador francês Rémi Brague e o teólogo e estudioso norte-americano de patrologia, padre Brian Edward Daley S.I.
Rémi Brague foi professor de 1990 a 2012 na Universidade de Sorbonne e atualmente ocupa a cadeira “Romano Guardini” de Ciência e História das Religiões e de Weltanschauung cristã na Universidade Ludwing-Maximilian, de Munique.
Na definição do Cardeal, Rémi Brague é “um verdadeiro filósofo e, ao mesmo tempo, um grande historiador do pensamento da cultura que une à força especulativa e à perspectiva histórica uma fé cristã e católica profunda e explícita”.
Padre Brian Daley foi professor de Teologia e História da Teologia na Escola Weston de Teologia, de Cambridge (Massachusetts), de 1978 a 1996 e atualmente leciona na Universidade de Notre Dame. Ele é um “grande historiador da teologia patrística, mas também um homem comprometido com todo o seu ser na vida e na missão da Igreja, que une exemplarmente o rigor científico e a paixão pelo Evangelho”.
Bento XVI institui a Fundação Vaticana em 1º de março de 2012, respondendo assim ao desejo manifestado por muitos estudiosos ao longo dos anos. Precisamente, uma das competências do Comitê Científico é estabelecer os critérios de excelência para a criação e atribuição de prêmios aos que se destacaram no campo da publicação e / ou pesquisa científica.
De acordo com o que explicou o presidente da instituição, Dom Giuseppe Scotti, o objetivo da fundação é “colocar no centro da reflexão a questão de Deus. A concessão do Prêmio Ratzinger quer chamar a atenção da opinião pública sobre este tema e é uma das três atividades de seu trabalho ordinário. As outras duas, talvez menos conhecidas, mas igualmente importante, são a concessão de bolsas de estudo aos doutorandos em Teologia e a organização de congressos de alto valor científico”.