Balanço

Roma já acolheu quase 3 milhões de fiéis no Ano da Misericórdia

Dados até 11 de março informam movimentação em Roma durante o Ano da Misericórdia

Da Redação, com Rádio Vaticano

Em frente ao Centro de Acolhimento, peregrinos aguardam bilhetes para acesso aos eventos do Ano Jubilar / Foto: Catarina Jatobá - Canção Nova

Em frente ao Centro de Acolhimento, peregrinos aguardam bilhetes para acesso aos eventos do Ano Jubilar / Foto: Arquivo – Catarina Jatobá – Canção Nova

Em 100 dias de Jubileu da Misericórdia, quase 3 milhões de fiéis já estiveram em Roma. Os dados foram apresentados em uma coletiva nesta segunda-feira, 14, sobre um balanço do Ano Santo. Quem comentou a estimativa foram o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, e o prefeito interino de Roma, Franco Gabrielli.

De acordo com a última atualização, com data de 11 de março, desde o início do Jubileu, Roma acolheu dois milhões e 802 mil peregrinos. Quase três milhões de fiéis, portanto, levando em consideração o fluxo somente na Praça São Pedro. Não foram calculadas as pessoas que passaram pelas Basílicas de São Paulo fora dos Muros, Santa Maria Maior, São João de Latrão ou pelo Santuário do Divino Amor.

Somente para a exposição das relíquias de São Pio de Pietralcina, a cidade acolheu meio milhão de peregrinos. Cerca de 40% eram estrangeiros.

ano-misericordia-noticiasNa coletiva, Dom Fisichella fez questão de reiterar a necessidade de se inscrever para atravessar a Porta Santa da Basílica Vaticana, apesar de alguns meios de comunicação terem informado o contrário. Para se inscrever, é necessário acessar o site ou se dirigir diretamente à sede do Pontifício Conselho, na “Via dela Conciliazione”.

Portas Santas

No total, foram abertas pelo menos 10 mil “portas santas” nas 2.089 dioceses de todo o planeta – dos prófugos no Curdistão iraquiano, aos fiéis na China ou na Amazônia. Esta é a diferença principal em relação ao Jubileu do Ano 2000. Francisco quis que o Jubileu não fosse centralizado em Roma.

A peregrinação indicada pelo Papa na Bula de convocação é, antes de tudo, interior, através também das obras de misericórdia corporais e espirituais. Pela primeira vez na história dos Jubileus, o Pontífice decidiu abrir a primeira Porta Santa fora de Roma. Antes do dia oficial de 8 de dezembro, o Jubileu teve início em 29 de novembro em Bangui, na República Centro-Africana. A conclusão deste Ano Extraordinário está marcada para o dia 20 de novembro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo