Angelus

Angelus por ocasião da Solenidade de Maria Mãe de Deus - 2010

No final da Santa Missa na Solenidade de Maria Mãe de Deus e na comemoração do 43º Dia Mundial da Paz, o Santo Padre Bento XVI, antes da recitação do Angelus, dirigiu aos fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São Pedro as seguintes palavras :

Queridos irmãos e irmãs!

Hoje o Senhor nos permite começar um novo ano em seu Nome e sob o olhar de Maria Santíssima, da qual celebramos a Solenidade da Divina Maternidade. Tenho o prazer de encontrá-los para este primeiro Angelus de 2010. Eu estou falando para vós, que estão aqui em grande número, na Praça de São Pedro, e também para aqueles que se unem à nossa oração através do rádio e da televisão: a todos espero que o ano que recém-iniciou seja um tempo em que, com a ajuda de Senhor, possamos andar ao encontro de Cristo e da vontade de Deus e, assim, também melhorar a nossa casa comum que é o mundo.

Um objetivo partilhado por todos, um pré-requisito para a paz, é administrar com justiça e sabedoria os recursos naturais da Terra. "Se queres cultivar a paz, preserva a criação": a este tema, de grande atualidade, dediquei minha Mensagem para o Dia Mundial da Paz. Enquanto a Mensagem era publicada, os Chefes de Estado e de Governo se reuniam em Copenhague para a cúpula sobre o clima, onde havia mais uma vez a necessidade urgente de diretrizes aprovadas a nível global. No entanto, neste momento, gostaria de salientar a importância que, na proteção do ambiente, também têm as escolhas dos indivíduos, das famílias e do governo local. "Torna-se agora indispensável uma efetiva mudança de mentalidade que incentive todos a adotar novos estilos de vida" (cf. Mensagem, n. 11).

Na verdade, todos nós somos responsáveis pela proteção e cuidado da Criação. Assim, mesmo neste campo, a educação é essencial: aprender a respeitar a natureza; orientar-se sempre mais "para construir a paz a partir da ampla gama de escolhas a nível pessoal, familiar, comunitário e política" (ibid.).

Se devemos cuidar das criaturas que nos cercam, quanta consideração devemos ter pelas pessoas, nossos irmãos e irmãs! O respeito pela vida humana! No primeiro dia do ano, quero apelar para as consciências daqueles que pertencem a grupos armados de qualquer tipo. A todos e a cada um de vocês eu digo: Pare, pense, e abandone o caminho da violência! Ao mesmo tempo, este passo poderá parecer impossível, mas, se você tiver a coragem de fazê-lo, Deus te ajudará, e sentireis novamente em seus corações a alegria de paz, que podes ter esquecido há muito tempo. Recomendo este apelo à intercessão da Santa Mãe de Deus, Maria. A liturgia de hoje nos lembra que, oito dias após o nascimento do Menino, ela, junto com seu marido José, fê-lo circuncidar, de acordo com a lei de Moisés, e colocar o nome de Jesus, como lhe tinha dito o anjo (cf. Lc 2, 21). Este nome, que significa "Deus salva", é o cumprimento da revelação de Deus. Jesus é o rosto de Deus, é a bênção para todas as pessoas e todos os povos, é a paz para o mundo.

Obrigado, Mãe Santíssima, que deu à luz o Salvador, o Príncipe da Paz!

Ao final do Angelus, o Papa dirigiu as seguintes palavras aos peregrinos de língua portuguesa:

A todos os povos e nações de língua portuguesa – nominalmente aos peregrinos vindos de Angola – aos seus lares e comunidades, aos seus governantes e instituições, desejo a paz do Céu, que hoje vemos reclinada nos braços da Virgem Mãe. Feliz Ano Novo!

.: Leia a Mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com
  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo