VÔLEI DE PRAIA

Ana Patrícia e Duda ganham terceira medalha de ouro do Brasil em Paris

Dupla brasileira número 1 do ranking mundial venceu representantes do Canadá; país volta a subir ao pódio na modalidade após passar em branco em Tóquio

Gabriel Fontana
Da Redação

Duda e Ana Patrícia comemoram medalha de ouro com bandeira do Brasil / Foto: REUTERS/Esa Alexander

O dia olímpico nesta sexta-feira, 9, terminou em grande estilo. Após ganhar uma medalha de bronze e uma de prata, o Brasil conquistou um ouro, o terceiro do país nas Olimpíadas de Paris 2024, e “completou o pódio”. As responsáveis pela conquista foram Ana Patrícia e Duda, que se sagraram campeãs olímpicas de vôlei de praia.

A campanha da dupla brasileira foi irretocável. Número 1 do ranking mundial, Ana Patrícia e Duda confirmaram em Paris sua qualidade, já demonstrada no Mundial de 2022 e no Pan-Americano de 2023, quando foram campeãs.

A final foi contra as canadenses Brandie Wilkerson e Melissa Humana-Paredes. O início do primeiro set foi difícil: as adversárias abriram uma vantagem logo na largada. Contudo, mantendo a concentração em ir disputando ponto a ponto, Ana Patrícia e Duda conseguiram se recuperar e igualar o jogo, vencendo o bem disputado set por 26 a 24.

O equilíbrio se manteve no segundo set. As duplas permaneciam bem próximas na pontuação, até que Wilkerson e Humana-Paredes conseguiram disparar. O set terminou em 21 a 12, e a disputa pelo ouro voltou a estar empatada.

No tie-break, Ana Patrícia e Duda voltaram cheias de gás e saíram na frente. A disputa seguiu acirrada, mas as brasileiras dispararam na segunda metade do último set. Ana Patrícia e Duda souberam administrar a vantagem até o fim para fechar o set em 15 a 10 e garantir a terceira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024.

Duda e Ana Patrícia exibem suas medalhas de ouro / Foto: Luiza Moraes/COB

O Brasil é o maior medalhista do esporte nas Olimpíadas, com 21 medalhas entre homens e mulheres, sendo cinco delas de ouro. Desde que o vôlei de praia ingressou no circuito olímpico nos Jogos de Atlanta 1996, o país ganhou medalhas em todas as edições, exceto Tóquio 2020. Foi na primeira competição olímpica de vôlei de praia, inclusive, que a última dupla feminina brasileira havia sido campeã, mas Ana Patrícia e Duda findaram o hiato de 28 anos.

Brasil também conquista medalhas de prata e bronze

Pela manhã, Isaquias Queiroz ganhou medalha de prata na categoria C1 – 1000 metros da canoagem velocidade. Ainda nesta sexta-feira ele disputou a semifinal e passou em segundo lugar na sua bateria. Na decisão, o canoísta chegou a ocupar a quinta colocação parcial, mas com uma arrancada impressionante no último quarto do percurso, conseguiu se recuperar e garantir sua quinta medalha olímpica.

Mais tarde, Alison dos Santos conquistou uma medalha de bronze nos 400 metros com barreira. Após alguns sustos nas fases classificatórias, o corredor fez uma prova segura e se manteve entre os primeiros, terminando na terceira posição. O brasileiro repetiu seu próprio feito em Tóquio 2020, quando também ficou com o bronze.

Outros resultados do dia

Logo cedo, o Brasil também participou da maratona aquática masculina. Guilherme Costa representou o país na disputa, mas precisou abandonar a prova após nadar 7,6 km dos 10 km de percurso.

Na ginástica rítmica, o conjunto feminino do Brasil disputou a classificatória na ginástica rítmica. As ginastas terminaram na nona posição geral e não avançaram para a final, mas são o primeiro conjunto reserva. Antes da segunda rotação, Victória Borges sentiu uma lesão na panturrilha. Com a apresentação comprometida, a nota não foi suficiente para passar para a final.

Também aconteceu nesta sexta-feira a final individual geral da modalidade. Bárbara Domingos, primeira brasileira a disputar uma decisão individual da ginástica rítmica em Olimpíadas, terminou na 10ª posição, com 123.100 pontos ao todo. Ela se destacou sobretudo na apresentação com a bola, cuja nota foi 33.200 pontos.

No taekwondo, Henrique Marques derrotou Saleh Al-Sharabaty, da Jordânia, e se classificou para as quartas de final da categoria até 80 kg. Na luta seguinte, contudo, perdeu para o sul-coreano Seo Geonwoo, sendo eliminado. Já Caroline Santos foi vencida pela tailandesa Sasikarn Tongchan nas oitavas de final da categoria até 67 kg

No wrestling, Giullia Penalber superou a alemã Sandra Paruszewski e conquistou o direito de brigar pela medalha de bronze. Na disputa pela medalha, porém, a brasileira foi superada pela chinesa Hong Kexin. No levantamento de peso, Amanda Schott somou 229 pontos e terminou na oitava posição.

No atletismo, a equipe do Brasil – formada por Douglas Mendes, Lucas Carvalho, Lucas Vilas e Matheus Lima, participou da disputa do revezamento 4×400 metros masculino, mas não conseguiu a classificação. Na final do salto triplo, Almir dos Santos obteve a marca de 16,41 metros e ficou na 11ª posição.

Quadro de medalhas

Com a medalha de ouro de Ana Patrícia e Duda no vôlei de praia, o Brasil saltou para a 17ª posição do quadro de medalhas, com três ouros, seis pratas e nove bronzes. Além disso, o país tem mais uma medalha assegurada pela seleção feminina de futebol, que disputará a final do torneio olímpico neste sábado, 10. As conquistas do país em Paris 2024 vieram com:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo