Dois norte-americanos e um britânico-cipriota ganharam o Prêmio Nobel de Economia 2010 por um trabalho centrado em problemas como o desemprego.
A Real Academia Sueca de Ciências informou que o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (1,5 milhão de dólares) vai para Peter Diamond, Dale Mortensen e Christopher Pissarides.
O trabalho deles inclui análises sobre o processo de compra e venda e como o desemprego e os salários são afetados pela regulação e pelas políticas.
"De acordo com uma visão clássica do mercado, compradores e vendedores se encontram imediatamente, sem custo, e têm informação perfeita sobre os preços de todos os bens e serviços… Mas isso não é o que acontece no mundo real", destacou o comitê do prêmio em comunicado.
O comitê acrescentou que o trabalho do trio aumentou o entendimento dos mercados em que há atritos, à medida que a demanda de alguns compradores não é satisfeita e alguns vendedores não conseguem vender tanto quanto gostariam.
Isso pode envolver casos simples de um comprador e um vendedor de um produto, assim como relações mais complexas entre empregadores e quem busca emprego, ou entre firmas e fornecedores.
O Nobel de Economia, cujo nome oficial é Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, foi criado em 1968. Ele não é parte do grupo original de prêmios criado pela vontade de Nobel, magnata da dinamite, em 1895.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com