De acordo com as duas autoridades, Irã e Uruguai firmarão acordos de parcerias para o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas. Segundo Boroujerdi, há uma consolidação nas relações baseada no respeito mútuo. As informações são da rede de televisão do Irã, a Press TV.
Boroujerdi afirmou ainda que o Parlamento apoiará os esforços para a ampliação das relações entre Irã e os países latino-americanos. Ainda hoje, 18, a representante do Uruguai terá uma série de reuniões com integrantes do governo do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad.
Atualmente, Brasil e Venezuela são os países latino-americanos que mantêm relações mais intensas com o Irã. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, foi pelo menos uma vez ao Irã, assim como Ahmadinejad esteve na Venezuela.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o principal negociador, no ano passado, da troca de urânio levemente enriquecido do Irã pelo produto enriquecido a um percentual mais baixo. O acordo foi uma tentativa de encerrar o impasse que há sobre o programa nuclear iraniano.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com