CALOR

Altas temperaturas batem recorde no Japão e preocupam autoridades

O país oriental registrou 41.8°C nesta terça-feira, 5, e fez com autoridades recomendassem cuidados à população, especialmente os mais idodos

Da redação, com Reuters

Moradores se refrescam do calor excessivo nas ruas do Japão / Foto: Reprodução Reuters

O Japão registrou sua maior temperatura de todos os tempos, 41,8 graus Celsius nesta terça-feira, 5, levando o governo a aconselhar os moradores a permanecerem em casa, devido à crescente preocupação com os riscos à saúde relacionados ao calor.

Leia também
.: Ásia: o continente mais exposto às mudanças climáticas, afirma estudo

As leituras na cidade de Isesaki, no leste do Japão, na província de Gunma, superaram a máxima anterior de 41,2°C registrada na semana passada na cidade de Tamba, no oeste do Japão, na província de Hyogo, informou a agência meteorológica do país.

No distrito comercial de Ginza, em Tóquio, Ayumi Hatano, de 59 anos, disse que o calor extremo está afetando os idosos, com muitos morrendo de insolação. Enquanto isso, Takeshi Ishikawa, operário da indústria automobilística, de 63 anos, descreveu o dia como “extremamente quente”.

Idosos e jovens sofrem

“Não acredito que viverei por muito tempo”, lamentou Ayumi Hatano, 59, que vive em Saitama. “Muitos idosos estão morrendo de insolação devido ao calor, então talvez me junte a eles”.

Hiromu Haraguchi, 22, funcionário de escritório em uma empresa imobiliária, também se preocupa com o calor excessivo. “Estar ao ar livre é difícil. Se eu pudesse, ficaria dentro de casa com ar-condicionado o dia todo. Quando estou ao ar livre, preciso de um guarda-chuva UV e toalhas úmidas e refrescantes no pescoço [para aliviar o calor]”, afirmou o jovem.

Até agora, neste verão, mais de 53 mil pessoas foram hospitalizadas por insolação, de acordo com a Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres.

As temperaturas médias no Japão continuaram subindo após atingirem um recorde em julho pelo terceiro ano consecutivo, enquanto a região nordeste ao longo do Mar do Japão registrou níveis extremamente baixos de chuva, levantando preocupações sobre a colheita de arroz.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo