Corredor termina prova em terceiro lugar e repete conquista alcançada nas Olimpíadas de Tóquio 2020; campanha em Paris iguala Rio em número de medalhas
Gabriel Fontana
Da Redação
O Brasil chegou à sua 17ª medalha nas Olimpíadas de Paris 2024. Nesta sexta-feira, 9, Alison dos Santos, mais conhecido como “Piu”, conquistou o bronze no atletismo, prova de 400 metros com barreiras, e repetiu o resultado obtido por ele próprio em Tóquio 2020.
Depois de alguns sustos na fase classificatória e a vaga na decisão quase ser ameaçada, Alison enfim disputou a final da modalidade. Entre os competidores estavam o recordista mundial e medalha de ouro em Tóquio 2020, o norueguês Karsten Warholm, e o destaque Abderrahman Samba, do Catar.
Apesar das dificuldades, o brasileiro também não chegou na final à toa. Correndo na raia 3, Alison fez uma prova segura e manteve seu ritmo a todo instante. Seu esforço foi recompensado com o terceiro lugar, levando-o à repetição da medalha de bronze em uma das provas mais nobres do atletismo. O campeão da disputa foi o estadunidense Rai Benjamin, seguido por Warholm, que ficou com a prata.
Paris 2024 iguala Rio 2016 em número de medalhas
Com o bronze conquistado por Alison dos Santos e as duas medalhas garantidas por Ana Patrícia e Duda (que estão na final do vôlei de praia) e pela seleção feminina de futebol (classificada para a decisão do torneio olímpico), o Brasil igualou a campanha das Olimpíadas do Rio 2016 em número de medalhas: naquela edição, brasileiros subiram ao pódio 19 vezes.
Contudo, no Rio, o país conquistou sete ouros, seis pratas e seis bronzes. Em Paris, o Brasil tem apenas duas medalhas douradas, além de seis pratas e nove bronzes. As conquistas do país vieram com:
- Beatriz Souza (judô; ouro);
- Rebeca Andrade (ginástica artística – solo, ouro; salto e individual geral; duas pratas);
- Willian Lima (judô; prata);
- Caio Bonfim (atletismo – marcha atlética; prata);
- Tatiana Weston-Webb (surfe; prata);
- Isaquias Queiroz (canoagem velocidade – C1 – 1000 metros; prata);
- Larissa Pimenta (judô; bronze);
- Rayssa Leal (skate street; bronze);
- Equipe de ginástica artística feminina (bronze);
- Equipe mista de judô (bronze);
- Beatriz Ferreira (boxe; bronze);
- Gabriel Medina (surfe; bronze);
- Augusto Akio (skate park; bronze);
- Edival Pontes (taekwondo; bronze);
- Alison dos Santos (atletismo – 400 metros com barreiras, bronze).
Quadro de medalhas
Neste momento, o Brasil está na 22ª posição do quadro de medalhas. Os Estados Unidos seguem na liderança do quadro de medalhas, com 33 ouros e 111 conquistas ao todo. A China aparece na segunda posição, com 33 medalhas de ouro e 82 no total, enquanto a Austrália continua no terceiro lugar, com 18 medalhas de ouro e 48 ao todo.