Igreja no mundo

AIS apoia projeto na Síria para integração de crianças e jovens

Acampamento de verão em paróquia na Síria quer oferecer momentos de serenidade para crianças e jovens afetados pelo horror da guerra

Da Redação, com AIS

Síria sofre com conflitos há mais de seis anos/ Foto: Arquivo-Reprodução Reuters

A Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) está empenhada no apoio à Igreja na Síria em seu trabalho de integração de crianças e jovens após o quadro de violência com a guerra civil no país. Um dessas iniciativas é um acampamento de verão para cerca de 1200 crianças e adolescentes, evento que recebe o auxílio da AIS.

“Umas férias, mesmo que por um curto período, darão nova esperança e irão encorajá-los a seguir em frente. Assim, não irão deixar Alepo, nem mesmo a Síria”, afirma o pároco de Santo Efrém, padre George Sabounji.

O acampamento é organizado pela paróquia sírio-católica de Alepo e receberá auxílio da AIS. O departamento de comunicação da AIS Portugal informou que o objetivo desta iniciativa é proporcionar aos jovens momentos de serenidade, já que só há quase seis meses cessaram quase completamente os conflitos na região de Alepo com os acordos de cessar-fogo. Porém, nas regiões periféricas da cidade, ainda se registam incidentes, alguns ainda com gravidade.

Leia também
.: Acordo de cessar-fogo precisa ser expandido para toda Síria, diz Irã

A iniciativa será ainda uma oportunidade para que as crianças e os jovens de Alepo possam conviver em paz uns com os outros, redescobrindo o valor da amizade e vivendo em conjunto a fé em Cristo. Segundo padre George, “a maioria dos moradores de Alepo vivem ainda em condição de refugiados porque as suas casas foram destruídas pela guerra e muitos ainda têm nos olhos o horror da guerra”.

Segundo a AIS, para as populações civis, mesmo sem o ruído dos tiros ou o cheiro da pólvora, os dias continuam muito difíceis, com fortes restrições na distribuição de alimentos frescos, água, eletricidade, medicamentos.

A Fundação AIS, que está na linha da frente no apoio a este acampamento de verão, já colabora ativamente há anos em favor destas crianças através, por exemplo, da campanha “uma gota de Leite por Alepo”, para alimentar cerca de duas mil e novecentas crianças de Alepo. 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo