Afeganistão

Afegãos votam em meio a ataques com foguetes e violência

Uma série de ataques afetou neste sábado, 18, as eleições parlamentares do Afeganistão, matando pelo menos dez pessoas, em uma tentativa do Taliban de interromper uma votação que está testando a credibilidade do governo e das forças de segurança do país.  

Eleitores aparentavam estar hesitantes em ir às zonas eleitorais após uma série de ataques com foguetes por todo o país. No pior incidente, a polícia disse que o Taliban matou um soldado afegão e seis milicianos pró-governo em uma ação em um posto de segurança próximo a uma zona eleitoral na província de Baghlan, no norte do Afeganistão.

Grandes fracassos na segurança seriam uma enorme derrota, com Washington observando atentamente os acontecimentos antes do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, realizar uma revisão na estratégia de guerra, em dezembro, que deve examinar a velocidade e a escala da retirada de tropas norte-americanas.  

Uma eleição prejudicada pela violência e pela fraude também poderá pesar sobre Obama quando seu governo passar pelo teste das eleições parlamentares norte-americanas, em novembro, em meio a um apoio cada vez menor à guerra e com a violência afegã no pior nível desde a queda do Taliban, em 2001.  

A tendência do dia foi estabelecida logo cedo, quando um foguete caiu perto da embaixada norte-americana e do quartel-general das forças lideradas pela Otan, em Cabul, cerca de três horas antes do início das eleições. 

O Taliban disse em seu website que conduziu mais de 100 ataques durante o dia.

A eleição deste sábado, seguiu padrão similar ao problemático pleito presidencial do ano passado, quando o Taliban também ameaçou, mas não conseguiu prejudicar significativamente o evento, apesar de vários ataques.

O presidente da Comissão Eleitoral Independente, Fazl Ahmad Manawi, afirmou que 8 % das 5.816 zonas eleitorais não abriram ou não reportaram, principalmente devido aos temores quanto à segurança. A comissão já tinha decidido não abrir 1.019 locais após o Taliban ter prometido prejudicar as eleições.

Os ataques e o número de zonas eleitorais que permaneceram fechadas aumentaram temores de que um baixo comparecimento às urnas pode afetar o resultado e a credibilidade das eleições.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo