Uma referência às raízes judaico-cristãs no Tratado da União Europeia está definitivamente fora de causa, disse ontem a chanceler alemã, Angela Merkel, no final de um encontro com líderes religiosos monoteístas, promovido por Durão Barroso, em Bruxelas.
Numa conferência de imprensa que teve lugar no final do encontro – o terceiro do género promovido pelo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso –, a presidente do Conselho Europeu sublinhou que gostaria de incluir a referida referência no texto do tratado, mas não há muitos apoios a esta pretensão. Angela Merkel sublinhou, no entanto, que vai bater-se por manter uma referência aos valores religiosos.
Pela terceira vez, Durão Barroso reuniu-se com líderes religiosos monoteístas europeus em Bruxelas e pela primeira vez a presidente do Conselho Europeu, Angela Merkel, e o do Parlamento Europeu, Hans-Gert Poettering, participaram no encontro.
Na reunião, que teve como tema “Construir uma Europa baseada na dignidade humana”, participaram 21 representantes das comunidades cristãs, judaicas e islâmica na União Europeia.