Passagem de furação nos EUA

Aeroportos e metrô reabrem em NY após furacão

Os aeroportos que servem Nova York foram reabertos nesta segunda-feira, 29, e o metrô também voltou a funcionar na cidade, depois da passagem do furacão Irene.

Os trens Amtrak no Corredor Nordeste, entre Washington e Filadélfia, também retornaram à circulação, mas vários voos continuam cancelados no Nordeste dos EUA.

O serviço Amtrak ao norte de Filadélfia também permanece parado devido a inundações, destroços nos trilhos e interrupções da energia elétrica, segundo a empresa operadora. No domingo, 28, todos os serviços do Corredor Nordeste haviam parado.

Trens de subúrbio na faixa que vai de Washington a Boston também circulavam de forma intermitente, por causa de inundações e falta de energia.

As companhias aéreas disseram que vão precisar de um dia para reposicionar os aviões que haviam sido retirados da região devido ao furacão. A meta é normalizar os voos na terça-feira.

Os aeroportos Kennedy e Newark, na região de Nova York, abriram para pousos às 6h (7h em Brasília), e retomarão as decolagens ao meio-dia. O La Guardia, que também atende a cidade, abriria para pousos e decolagens às 7h (8h em Brasília), segundo as autoridades responsáveis.

Os aeroportos de Filadélfia, Washington e Boston também estão abertos.

Passagem do furacão Irene

O furacão Irene passou por Manhattan, em Nova York, no domingo, 28, mas reservou a pior de sua fúria para cidades e subúrbios do nordeste dos Estados Unidos, onde fortes chuvas e enchentes inundaram casas e cortaram o fornecimento de energia para milhões de pessoas.

Ao se deslocar para a Costa Leste do país no final de semana, a tempestade matou ao menos 20 pessoas e deixou cerca de 5 milhões de pessoas e empresas sem eletricidade, provocando amplas inundações e derrubando milhares de árvores. Nova Jersey, uma região suburbana, e Vermont, uma área rural, foram duramente atingidas.

O Irene obrigou o fechamento do sistema de transporte público de Nova York – que estava previsto para retomar o serviço gradativamente nesta segunda-feira a partir das 6h (7h, horário local) – e o cancelamento de milhares de voos, alguns dos quais serão retomados nesta segunda-feira.

A maioria dos serviços ferroviários que transportam a população dos subúrbios para a cidade de Nova York foi suspensa indefinidamente.

O presidente Barack Obama alertou que os problemas da região estavam longe de resolvidos.

"Muitos americanos ainda estão em risco de cortes de energia e enchentes, que podem piorar nos próximos dias a medida que rios transbordam", disse Obama, prometendo que o governo federal ajudaria nos esforços de recuperação.

Ao se aproximar da fronteira com o Canadá, o Irene teve sua classificação reduzida para um ciclone pós-tropical, informou o NHC na noite de domingo. A tempestade sustentava ventos de quase 80 quilômetros por hora por volta da 0h (horário de Brasília).

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo