A Sala Imprensa da Santa Sé divulgou nesta terça-feira, 15, um comunicado sobre a criação de uma "consultoria" de análise dos trabalhos da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica (APSA).
Os consultores do organismo terão as funções revistas, assim como o relatório entregue ao grupo de Cardeais que compõe o Conselho de Cardeais Consultores, criado pelo Papa Francisco.
Leia o comunicado na íntegra:
Comunicado da presidência da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica (APSA)
Em continuação ao que foi apresentado em julho passado ao Conselho dos Cardeais, para o estudo dos problemas organizativos e econômicos da Santa Sé no relatório dos Consultores da APSA, viu-se oportuno rever as funções dos próprios Consultores através da criação de um "Supervisory Board" da APSA-Sessão extraordinária, para a qual os próprios Consultores se disponibilizaram.
Como é conhecido, a Administração do Patrimônio da Sé Apostólica – Sessão extraordinária tem a função exclusiva de administrar os bens móveis próprios e aqueles confiados a outras entidades da Santa Sé.
Além disso, na data 15 de outubro, iniciou-se o procedimento de Due Diligence sobre a atividade econômica e financeira das duas Sessões da ASPA, ordinária e extraordinária, confiado ao Promontory Financial Group. O êxito da revisão permitirá aprofundar a verificação da situação financeira e a gestão da ASPA.
A iniciativa é realizada em acordo com a Pontifícia Comissão referente ao Estudo sobre a organização da estrutura econômico-administrativa da Santa Sé, que colocará à disposição os dados das atividades de revisão, de modo a permitir formular, no âmbito de seu mandato, propostas oportunas para promover a eficiência e transparência da própria APSA.
Leia mais
.: Reforma da Cúria não é questão pessoal do Papa, diz especialista
.: Cardeais conselheiros discute mudanças consistentes na Cúria, diz padre Lombardi
.: Conselho de Cardeais segue intenso, diz porta-voz do Vaticano