Conflito em Gaza

Acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas entra em vigor

Cessar-fogo entre Israel e Hamas teve início às 2h de sexta-feira (horário local)

Da redação, com agencias 

israelenses e palestinos

Visão parcial dos estragos do conflito nas ruas da região / Foto: Paróquia Sagrada Família em Gaza

Nesta sexta-feira, 21, Israel e Hamas estabeleceram um acordo de cessar-fogo. A trégua teve início às 2h da manhã (horário local), suspendendo o conflito mais feroz entre as duas partes em anos

O acordo vinha sendo negociado há dias, com pressão internacional principalmente sobre Israel, embora o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu continuasse afirmando que continuaria a ofensiva até devolver “calma e segurança” aos cidadãos israelenses.

Horas antes do acordo, o gabinete de segurança do primeiro-ministro de Israel havia enfim votado de maneira unânime a favor de uma trégua “mútua e incondicional” em Gaza proposta pelo Egito.

Cerca de 90 minutos antes da trégua entrar em vigor, os residentes da Faixa de Gaza ainda relatavam bombardeios, enquanto sirenes de alarme soavam para alertar os residentes do sul de Israel sobre o lançamento de foguetes.

A maior escalada de violência na região nos últimos anos teve início no dia 10 de maio, e deixou pelo menos 244 mortos em dez dias, sendo 232 em Gaza e 12 em Israel.

Celebração

Palestinos que passaram estes dias recolhidos com medo dos bombardeios israelenses tomaram as ruas de Gaza, abraçando-se para comemorar diante de edifícios bombardeados em ruas cobertas de escombros.

O Papa Francisco convidou hoje as Igrejas de todo o mundo a rezar e implorar a paz na Terra Santa, unindo-se à celebração promovida pelos Ordinários católicos na Cidade Santa. “O meu pensamento”, disse Francisco, “é para o que está acontecendo nestes dias na Terra Santa. Agradeço a Deus pela decisão de deter os confrontos armados e espero que se percorram os caminhos do diálogo e da paz”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo