Fátima - Portugal

Acontece Encontro Nacional da Pastoral Familiar

Aconteceu neste sábado (20), em Fátima, o Encontro Nacional da Pastoral Familiar, na Casa de Nossa Senhora do Carmo. Organizado pela Comissão Episcopal do Laicado e Família, através do seu Departamento Nacional da Pastoral Familiar, o encontro, que acontece anualmente, reuniu os responsáveis dos serviços diocesanos da Pastoral Familiar e os coordenadores nacionais dos Movimentos que trabalham nesta área, num total de 60 participantes.

Teve como finalidade fazer um ponto de situação no trabalho desenvolvido pelos várias componentes eclesiais na área da Pastoral Familiar e pontualizar o trabalho futuro. A recente comemoração do 25º aniversário da Familiaris Consortio, exortação apostólica do Papa João Paulo II que é ainda hoje o documento base para este âmbito da pastoral, foi ocasião para análise do caminho percorrido desde a sua publicação.

Havendo ainda muito a fazer, sobretudo perante os novos desafios que hoje se colocam à vida das famílias, não se pode deixar de reconhecer o muito que entretanto foi feito, com particular destaque para a criação de estruturas locais, de proximidade, animadas por famílias que põem à disposição o seu tempo e capacidades no serviço concreto às famílias que lhes estão próximas.

A preparação e dinamização da Semana da Vida, que tem lugar de 13 a 20 de Maio, e as Jornadas Nacionais da Pastoral Familiar, este ano de 19 a 21 de Outubro, foram outros pontos da agenda de trabalho. Tendo em conta ainda o próximo referendo sobre o aborto, a parte final do Encontro foi dedicada a uma troca de informação sobre as várias atividades de sensibilização desenvolvidas nas áreas das várias Dioceses.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo