Apelo do oriente

Ação de jihadistas retoma tempos sem lei, diz patriarca

Patriarcas católicos e ortodoxos do Oriente Médio lançaram apelo pedindo intervenção urgente contra ação de jihadistas do Estado islâmico

Da redação, com news.va

"Não podem vir aqui e demolir tudo aquilo que construímos no arco de 2000 anos e no arco de 1400 anos", afirma Cardeal Bechara

“Não podem vir aqui e demolir tudo aquilo que construímos no arco de 2000 anos e no arco de 1400 anos”, afirma Cardeal Bechara / Foto: alhourriah.org

Os patriarcas católicos e ortodoxos do Oriente Médio, reunidos nestes dias em Bkerké, no Líbano, lançaram ao mundo inteiro um apelo para intervir com urgência contra a ameaça dos jihadistas do autoproclamado Estado islâmico.

O pedido feito recentemente aos parlamentares católicos em Frascati, Itália, será reforçado, entre os dias 9 a 11 de setembro em Washington, Estados Unidos, durante um Simpósio intitulado “Em defesa dos cristãos do Oriente Médio”.

Em entrevista à Rádio Vaticano, o Patriarca de Antioquia dos Maronitas, o Cardeal Béchara Raï, afirmou que os conflitos ocorridos no Iraque, por obra do Estado Islâmico e outros grupos fundamentalistas “reconduz-nos à pré-história, ao tempo em que ainda não havia nenhuma lei”.

Leia mais
.: Vaticano pede medidas concretas para deter jihadistas
.: Papa diz que é preciso travar a violência no Iraque
.: Conselho Mundial de Igrejas lamenta fuga de cristãos no Iraque

“Queremos dizer ao mundo inteiro que nós, cristãos do Oriente Médio, não somos uma minoria: o estatuto de minoria não se aplica aos cristãos, aplica-se aos grupos étnicos, aos grupos políticos, aos grupos culturais”, afirmou o cardeal.

Dom Raï recorda que há dois mil anos, os cristãos moram nos países no Oriente Médio, 600 anos antes dos muçulmanos. “Vivemos com os muçulmanos 1400 anos e transmitimos-lhes os valores do Evangelho, os valores e a dignidade da pessoa humana, a sacralidade da vida humana. Mas também recebemos das tradições e dos valores dos muçulmanos: construímos uma cultura juntos, uma civilização juntos”.

O Patriarca afirmou ainda que a Síria, o Egito, a Jordânia, a Palestina e o Iraque são culturas com um fundamento inteiramente cristão. “Não podem vir aqui e demolir tudo aquilo que construímos no arco de 2000 anos e no arco de 1400 anos!”, enfatizou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo