window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Dom Elio Sgreccia

A vida deve prevalecer sobre a lei e sobre a política

O Instituto João Paulo II para Estudos sobre matrimônio e Família, da Pontifícia Universidade Lateranense realiza o Curso Bienal  de Bioética e Formação.

Durante a cerimônia de inauguração, o presidente emérito da Pontíficia Academia para a Vida, Dom Elio Sgreccia, afirmou que " uma bioética centralizada na pessoa se funda no laço epistemológico entre biomedicina, ética e biodireito".

Dom Sgreccia fez tal afirmação referindo-se ao tema do curso: "Compreender a vida e a pessoa no contexto da família, na colaboração entre as ciências biomédicas, a antropologia e a ética".

O prelado acrescentou que o conceito de "pessoa", que nasceu na filosofia, significa "à imagem de Deus" e, portanto, "traz em si a abertura à transcendência da antropologia". Querendo intervir nessa realidade, Dom Elio disse também "que o direito necessita de uma fundação personalista e metafísica, do contrário, não é racional", afirmou.

Por fim, referindo-se ao debate atual sobre a relação vida e lei, Dom Sgreccia recordou que "é necessário dar atenção à pessoa, e, mais precisamente, à sua fragilidade, a fim de que a vida prevaleça sobre a lei e sobre a política".

A cerimônia inaugural do referido curso concluiu-se com a entrega dos diplomas da edição precedente, feita pela docente do Instituto João Paulo II, a professora Maria Luisa Di Pietro.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo