Vocações

A redescoberta vocacional se dá no assumir o Batismo, diz padre

Neste domingo, 21, a Igreja celebra o Dia Mundial de oração pelas vocações. A data é celebrada há 50 anos, tendo sido instituída pelo então Papa Paulo VI.

No Regina Coeli deste domingo, o Papa Francisco disse que às vezes Jesus faz um chamado, um convite para que O sigam, mas nem sempre o ser humano se dá conta de que é Ele. Como, então, identificar esse chamado?

Acesse
.: As vocações nascem na oração e da oração, destaca Papa
.: Igreja reza por vocações e constata aumento no número de padres

De acordo com o assessor da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB, padre Valdecir Ferreira, a Igreja vem lembrando os fiéis e fazendo um apelo para essa redescoberta da vocação. “O processo da vocacionalização, dessa redescoberta vocacional se dá justamente pelo assumir o Batismo, pela inserção na comunidade eclesial, mas também pelo assumir as vocações específicas na Igreja”.

O padre informou que, no Brasil, há um trabalho específico para a reestruturação das equipes de animação vocacional em todas as dioceses e paróquias. Além disso, ele disse que há um exercício de aproximação com a juventude, que também é o público-alvo desse processo vocacional.

Padre Valdecir informou que assuntos relacionados às vocações foram discutidos nos primeiros dias da 51ª Assembleia Geral a CNBB, que terminou na última sexta-feira, 19, em Aparecida (SP). Na ocasião, a referida Comissão pôde expor os trabalhos já realizados nessa área e aquilo que ainda será feito.

“No campo da animação vocacional, nós temos algumas datas em especial, como o Dia Mundial de oração pelas vocações. Foram entregues materiais de apoio quanto à oração e dinamização deste dia, bem como sugestões de articulação em todos os níveis. Depois nós temos o mês vocacional, que é um momento forte de divulgação da consciência vocacional”.

E embora a mensagem do Papa Emérito Bento XVI para este dia aponte para a realidade das vocações do ministério ordenado e da vida consagrada,  padre Valdecir lembrou o importante papel do laicato. “A realidade de fé dos nossos leigos, muitas vezes motiva também as outras vocações, suscitando também, pelo testemunho, outras e santas vocações”.

A mensagem do Papa

Neste ano, a mensagem do Papa para esta data foi escrita pelo então Santo Padre, o Papa Emérito Bento XVI.  O tema da mensagem é “As vocações, sinal da esperança fundada na fé”.

Para padre Valdecir, é preciso voltar à proposta da mensagem anterior, de 2012, para compreender o texto atual. “No ano passado, ele (Bento XVI) falava das vocações como dom do amor de Deus, ou seja, dessa gratuidade. Dentro das virtudes cristãs, o Papa (Emérito) trabalhou a questão da caridade, do amor. Nesse ano, então, ele nos propôs a fé e a esperança. Duas virtudes que não podem ser separadas: a fé é aquilo que nos motiva, mas também a esperança é aquilo que nos motiva”, destacou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo