window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Série "Desafio das Cidades"

A precária condição de moradia de muitos brasileiros

Embora o Brasil já tenha conseguido estabilizar os altos índices de crescimento de favelas, o déficit de moradia irregular ainda é muito alto, chegando a cerca de 8 milhões de residências.

Na última reportagem especial sobre os "Desafios das Cidades" para os próximos anos, você vai ver o retrato da luta de milhões de moradores que aguardam maior atenção do Poder Público. Em uma das favelas mais antigas do país, a Vila Prudente, em São Paulo, os moradores querem regularização e melhor qualidade de vida.

Assista à reportagem

As favelas de São Paulo crescen horizontamente. Para o urbanista do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), Alexandre Albuquerque, as cidades não se prepararam para esse crescimento populacional que se deu entre a década de 40 e 90.

Só no Estado de São Paulo existem atualmente mais de 1500 favelas, e se o número continuar crescendo em 2020, o Brasil terá 55 milhões de favelados.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo