Com a proximidade do fim do mês e, com ele, o fim do Ramadã, mês sagrado dos muçulmanos, o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso divulgou hoje sua mensagem, assinada pelo seu presidente, Cardeal Jean-Louis Tauran, e pelo secretário, Dom Pier Luigi Celata.
A mensagem é intitulada “Cristãos e muçulmanos: juntos pela dignidade da família”. O tema foi escolhido porque tanto os cristãos como os muçulmanos têm grande consideração pela família. A família é o local onde o amor, a vida, o respeito pelo outro e a hospitalidade se encontram e são transmitidos e é, certamente, a célula fundamental da sociedade. Dela, depende o desenvolvimento da pessoa e da sociedade.
De fato, recorda a mensagem, muitas pessoas levam, inclusive por toda a vida, o peso das feridas de uma situação familiar difícil ou dramática. “Quantas pessoas precipitam no abismo da droga ou da violência, buscando preencher, em vão, uma infância conturbada?”
Por isso, afirma o Pontifício Conselho, cristãos e muçulmanos não devem hesitar em empenhar-se não somente para ajudar famílias em dificuldades, mas para colaborar com todos aqueles que se preocupam com a estabilidade da instituição familiar e o exercício da responsabilidade parental, em especial no campo da educação.
“Não é supérfluo recordar que a família é a primeira escola onde se aprende o respeito pelo outro, na sua identidade e na sua diferença”, lê-se. Com isso, o diálogo inter-religioso e o exercício da cidadania serão beneficiados.
Por fim, faz votos de que os muçulmanos, purificados e renovados pelas práticas islâmicas, possam conhecer com suas famílias uma vida serena e feliz.