Missão Permanente

A comunicação é a coluna vertebral da missão

"A comunicação é a coluna vertebral da missão continental" lançada pela V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, realizada em Aparecida (Brasil), considera D. Carlos Aguiar Retes, presidente da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM). O bispo de Texcoco interveio no II Encontro Nacional da Rede Informática da América Latina (RIIAL) no México.

D. Aguiar Retes, que esteve em Aparecida, apresentou a realidade geral analisada na Conferência: o modelo cultural vigente na América Latina e a necessidade de encontrar caminhos diferentes para levar a cabo a nova evangelização no continente, que João Paulo II exigia e que agora põe também como prioridade o Papa Bento XVI.

"Dentro destes novos caminhos, o documento de Aparecida propõe à própria Igreja uma conversão pastoral em todos os níveis, uma renovação pastoral de bispos, sacerdotes, religiosos e leigos, e isto deve dar-se no contexto de comunicação», expressou o prelado mexicano, que agregou que «o fundo do Documento nos aponta a uma abertura às novas tecnologias que a Comunicação Social oferece».

D. Carlos Aguiar convocou a RIIAL a «oferecer o testemunho da vida da Igreja em meio de uma sociedade digital e inseri-la nas novas tecnologias da informação».

«A mensagem principal que o documento propõe à RIIAL é que deve gerar os meios adequados para atrair e formar discípulos. Chamar, formar e enviar discípulos que possam enfrentar os desafios sócio-culturais por meio de um espírito de fé através do uso da tecnologia», apontou em sua conferência o presidente da CEM.

Continuou assinalando que o sentido da Grande Missão Continental «não é senão a redescoberta da natureza missionária que a Igreja tem, um senso de Missão Permanente».

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo