Ângelus

A boa nova de Cristo é que Deus se tornou próximo de nós, diz Papa

Como todos os domingos, o Santo Padre apareceu, à janela dos seus aposentos, na sua Residência Apostólica Vaticana, para rezar a oração do Ângelus deste domingo, 27, com os numerosos fiéis, peregrinos e turistas reunidos na Praça São Pedro.

Antes da oração mariana, o Papa pronunciou uma alocução dominical dedicada à liturgia deste 3º domingo do Tempo Comum, dia em que, como disse o Pontífice, o evangelista Mateus nos apresenta o início da missão pública de Cristo, sobre a qual deu a seguinte explicação:“A missão pública de Cristo consiste, essencialmente, na pregação do Reino de Deus e na cura dos enfermos, que demonstra que este Reino se tornou próximo de nós, ou melhor, está no meio de nós”.

Jesus começou sua pregação, continuou o Papa, na Galiléia, região onde cresceu, território periférico, em relação ao centro da nação judaica, que é a Judéia, onde se encontra Jerusalém. Aquela terra, segundo a Bíblia, teria um futuro glorioso e teria visto uma grande luz: a luz de Cristo e a luz do seu Evangelho. Bento XVI explicou ainda:“O termo “evangelho”, no tempo de Jesus, era utilizado pelos Imperadores romanos para proclamar seus decretos.

Independentemente do seu conteúdo, eles eram definidos “boas novas”, ou seja, “anúncios de salvação”, porque o Imperador era considerado o dono do mundo”.

Portanto, disse o Papa, a aplicação da palavra “evangelho” à pregação de Jesus teve um sentido fortemente crítico. Era como dizer que “Deus, que não era Imperador, era o Senhor do mundo” e o verdadeiro Evangelho é aquele de Jesus Cristo.

A “boa nova” de Jesus, frisou Bento XVI, sobre o Reino de Deus, não se referia, certamente, a um reino terreno, delimitado no espaço e no tempo, mas ao próprio Deus que reina, que está presente. E o Pontífice acrescentou:“A novidade da Mensagem de Cristo é, portanto, é que Deus se tornou nosso próximo, através de Cristo, que reina no meio de nós, como demonstrou com seus milagres e curas. Deus reina no mundo através de seu Filho, que se fez homem, e com a força do Espírito Santo”.

O senhorio de Deus, então, se manifesta com a cura integral do homem; Jesus revela a verdadeira face de Deus, um Deus presente e cheio de misericórdia para com o ser humano; um Deus que nos deu a vida em abundância. Enfim, o Reino de Deus, portanto, é a vida que vence a morte, a luz da verdade, que dissipa as trevas, a ignorância e a mentira.

Bento XVI concluiu sua alocução dominical pedindo a ajuda de Nossa Senhora, para que obtenha à Igreja a mesma paixão pelo Reino de Deus, que animou a missão de Jesus Cristo: a paixão por Deus, pela sua senhoria de amor e de vida; paixão pelo homem, com o desejo de dar-lhe o tesouro mais precioso: o amor de Deus, seu Criador e Pai.

Após a oração mariana do Ângelus, o Santo Padre cedeu seu lugar, na janela de seus aposentos, a uma adolescente, que lhe dirigiu uma saudação, em nome das crianças e jovens da Ação Católica de Roma, presentes na Praça São Pedro, na conclusão do “Mês da Paz”.

A seguir, o Papa cumprimentou o numeroso grupo juvenil da Ação Católica, que estava acompanhado pelo Vigário Geral do Papa para a Diocese de Roma, Cardeal Camillo Ruini, pelos seus genitores e educadores.

Depois, ladeado de um menino e uma menina, o Santo Padre soltou duas pombinhas, símbolos da paz, dizendo: “Queridos pequenos amigos, sei que vocês estão comprometidos em favor de seus contemporâneos, que sofrem por causa da guerra e da pobreza no mundo. Continuem na estrada que Jesus nos indicou para construir a verdadeira paz!”.

Neste mês dedicado à Paz, as crianças quiseram apresentar ao Papa uma iniciativa concreta de suas paróquias: a oferta de coleta, com a qual quiseram contribuir para a construção de uma escola no Maláui e em Serra Leoa, ambos no continente africano.

Ao término da oração do Ângelus, Bento XVI cumprimentou os presentes, em várias línguas, e recordou que, hoje, se celebra o Dia Mundial dos leprosos, uma iniciativa que nasceu, há 55 anos, por obra de Raoul Follereau.

Aqui o Papa cumprimentou todos os que foram acometidos pela hanseníase e todos aqueles que lhes dedicam assistência, sobretudo os voluntários da Associação italiana “Amigos de Raoul Follereau”.

O Santo Padre se despediu dos presentes na Praça São Pedro, concedendo a sua Bênção Apostólica e desejando boa semana a todos!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo