Pacificação

30 anos da mediação pontifícia entre Chile e Argentina

Hoje, 5, são recordados os 30 anos da mediação pontifícia entre Chile e Argentina que levou os países à pacificação da disputa entre os dois países pela soberania do canal de Beagle. Em vista desta data, no último dia 29, o Papa Bento XVI nomeou o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, como seu enviado extraordinário em missão especial para as cerimônias desse aniversário, hoje celebrado em Monte Aymond (Argentina) com a presença das presidentes da Argentina, Cristina Fernandez de Kirchner, e a do Chile, Michelle Bachelet.

Leia mais
.: Dom Odilo fala sobre missão em que representará Papa na Argentina

Em 2007, por ocasião da visita do cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone, à Argentina (de 9 a 13 de novembro), o governo do país transmitiu um convite especial ao Santo Padre para que tomasse parte, se possível, dessas celebrações. O mesmo foi feito pela presidente chilena, Bachelet, em 18 de outubro de 2007, ao ser recebida em audiência pelo Santo Padre.

No Monte Aymond, nas proximidades da fronteira "Integração austral", que une duas cidades: Punta Arenas (Chile) e Rio Galllegos (Argentina), será celebrada uma Missa. Nesta ocasião, a pedra fundamental do "monumento comemorativo à paz entre os povos" será abençoada. Neste momento, a leitura da mensagem do Papa será feita.

As presidentes Bachelet e Kirchner estarão também na cidade chilena de Punta Arenas, onde será inaugurada uma placa comemorativa dedicada a João Paulo II.

Além das missas que serão celebradas hoje na presença das autoridades do Chile e da Argentina nos lugares próximos à zona controversa (Rio Gallegos e Punta Arenas), estão programados outros atos religiosos.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo