O arcebispo de Tegucigalpa (Honduras), cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, iniciou, na manhã desta quarta-feira, 13, o ciclo de conferências que marcarão as manhãs do 3º Congresso Americano Missionário (CAM3) e 8º Congresso Missionário Latino-americano (Comla8), aberto ontem, 12, na cidade de Quito (Equador).
O dia de hoje é dedicado à África e tem como tema central a Escuta da Palavra e o discipulado. Antes da Conferência, às 8:30h (horário local), houve a oração preparada pelo México, no Agora de la Casa de la Cultura Ecuatoriana onde ocorrem todas as atividades desta manhã.
O cardeal Maradiaga abordará, em sua conferência, o tema Discipulado: Comunidade discípula de Jesus. Em seguida, haverá testemunhos missionários apresentados pelo responsável pelas Pontifícias Obras Missionárias do México, padre Sérgio Espinosa, e pelo secretário geral da Conferência Episcopal da Etiópia, dom Rodrigo Mejía, um colombiano que atua há 40 anos como missionário na África.
À tarde, na Pontificia Universidad Catolica del Ecuador, os congressistas serão divididos em 16 grupos que constituirão os fóruns de debates dos sub-temas do Congresso.
O Brasil é responsável pelo fórum Missão, exclusão e migração. A conferência será feita pelo padre Cláudio Ambrósio, que é pároco em Sobradinho, cidade satélite de Brasília (DF). Este grupo é constituído de 250 pessoas.
Após as conferências, haverá trabalho em pequenos grupos para aprofundar as questões apresentadas pelos conferencistas de seu respectivo fórum. O encerramento das atividades deste primeiro dia está previsto para as 18h (horário local).