Vaticano

20 mil peregrinos diariamente na Basílica de São Pedro

Cerca 20 mil visitantes é a média diária de afluxo à Basílica de São Pedro, no Vaticano. Desses, de oito a dez mil peregrinos descem ao túmulo de São Pedro. Nos períodos de maior afluência chega-se a 30 mil presenças diárias.

Os dados foram publicados ontem pelo jornal L'Osservatore Romano, que sublinha também como o período de maior afluxo se registre nos dias próximos à Páscoa. Um discurso à parte refere-se, ao invés, à necrópole que se encontra debaixo da Basílica. Ali, de fato, a afluência é mais restrita, porque tratando-se de um ambiente climatizado, para conservar bem o patrimônio que ali se encontra, é estabelecido um limite além do qual não se pode ir: chega-se assim a 50-55 mil visitantes ao ano.

A Basílica pode conter sentados entre 7 e 8 mil fiéis. Em pé podem entrar até 10 mil. “São Pedro também é uma paróquia, uma paróquia um pouco particular – observa o cardeal Angelo Comastri, arcipreste da Basílica. Celebram-se missas diariamente, administram-se batismos e crismas e se celebram matrimônios”.

“Os matrimônios, explica, celebram-se somente na capela do coral. A maior parte dos casais que desejam se casar na Basílica é americana; mas também são provenientes de tantos outros países do mundo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo