Dados

20 agentes pastorais foram assassinatos em 2016

Continente americano revela-se o mais violento com nove assassinatos de agentes pastorais

Da redação, com Rádio Vaticano

Segundo informações da Rádio Vaticano, até este mês foram assassinados 20 agentes pastorais / Foto: Wesley Almeida - Canção Nova

Segundo informações da Rádio Vaticano, até este mês foram assassinados 20 agentes pastorais / Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

Com o assassinato do sacerdote mexicano Padre José Alfredo López Guillén, subiu para 20 o número de sacerdotes, religiosos e agentes de pastoral assassinados em 2016, segundo informações da Rádio Vaticano.

Com esses números, o continente americano revela-se o mais violento contra a vida religiosa. De fato, perderam a vida 10 sacerdotes, 8 religiosas e 2 agentes da Cáritas. Entre estes, encontra-se o teólogo brasileiro Padre Antônio Moser, morto em um assalto em 9 de março.

África

Quatro agentes pastorais foram mortos. Na República Democrática do Congo, Padre Vincent Machozi, em 20 de março, e o motorista-agente da Caritas, 25 de março.

No Sudão do Sul, em 20 de maio, Irmã Veronika Terézia Racková. E na Nigéria, Padre John Adey, em 22 de junho.

América

O continente americano mostra-se o mais violento com o assassinato de nove agentes pastorais.

No Brasil, em 09 de março, foi assassinado em um assalto o Padre Antônio Moser. Na Venezuela, o Padre Darwin Zambrano, em 31 de março.

Nos Estados Unidos, o Padre Rene Robert, em 10 de abril e as Irmãs Paula Merrill e Margaret Held, das Irmãs da Caridade de Nazaré, em 25 de agosto.

Em Porto Príncipe, Haiti, Irmã Isa Solá, em 02 de setembro, numa tentativa de assalto. No México, os sacerdotes Alejo Nabor Jimenez Juarez e José Alfredo de la Cruz foram encontrados mortos depois de serem sequestrados no Estado de Veracruz, na costa do Golfo do México, em 18 de setembro.

Também neste domingo, 25, o sacerdote José Alfredo López Guillén foi encontrado morto no México.

Ásia

A Ásia contabiliza seis agentes pastorais assassinados este ano. Na Síria, o agente da Caritas Elias Abiad, em 13 fevereiro.

No Iêmen, em 04 de março, um ataque terrorista matou as Missionárias da Caridade Irmã Anselm, da Índia, Irmã Marguerite e Irmã Reginette de Rwanda e Irmã Judit do Quênia. E nas Filipinas, em 27 de junho, Padre Marcelino Biliran.

Europa

Na Europa foi morto um sacerdote. Trata-se do Padre Jacques Hamel, de 86 anos, que foi degolado por dois terroristas jovens enquanto celebrava a Missa no dia 26 de julho, na região da Normandia, França.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo