Igreja

11 mil cristãos juntos pela Europa

Aproximadamente 180 movimentos anglicanos, católicos, cristãos de várias Igrejas livres, evangélicos, ortodoxos e pentecostais, irão encontrar-se em Estugarda no próximo dia 12 de Maio, para lançar um sinal ao Velho Continente: os cristãos querem uma Europa unida que não se feche em si mesma mas que reconheça um destino comum com os outros continentes.

O encontro prevê a participação local de cerca de 11 mil pessoas, para além dos espectadores em ligação via satélite em muitos países europeus. A manifestação quer mostrar "os frutos de coesão e de regeneração do tecido social que surgiram de um estilo de vida que tem a marca da comunhão". Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Sant’Egídio, Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, Nicky Gumbel dos grupos Alpha International e Ulrich Parzany, líder de Pró-Christ, serão os oradores principais.

Amplo espaço será dado às experiências de comunhão e às grandes temáticas comuns: jovens, matrimônio e família, economia, pobreza, paz-justiça, e o grande tema "cidade" que abordará argumentos como a arte, a ecologia e a cidadania. Os jovens presentes participam com diálogos, testemunhos, contributos artísticos e concluem a jornada com uma mensagem para a Europa.

Esta manifestação vem na continuação de Juntos pela Europa 2004, a manifestação realizada a 8 de Maio de 2004, com 9000 participantes do continente europeu, em ligação via satélite com mais de 100 000 pessoas em congressos simultâneos realizados em 135 cidades da Europa.

Durante estes anos o envolvimento dos Movimentos e das Comunidades católicas, evangélico-luteranas, anglicanas e ortodoxas, estendeu-se a outros países e a movimentos e comunidades de outras Igrejas. É um processo que está despertando o interesse dos jovens, que se sentem também chamados a ser protagonistas.

Mais informações em www.europ2007.org

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo