ORAÇÃO

Via-Sacra no Coliseu: meditações deste ano escritas pelo Papa

“Em oração com Jesus no caminho da Cruz” é o tema das meditações que acompanharão as quatorze estações durante a Via-Sacra no Coliseu

Da redação, com Vatican News

Via Sacra no Coliseu / Foto: Stefano Rellandini – Reuters

As meditações da famosa Via-Sacra do Coliseu, nos últimos anos, foram preparadas por bispos, religiosos, famílias, jovens, estudantes, casais, missionários, migrantes e refugiados de guerra. No entanto, este ano, é o próprio Papa quem redige as meditações para o significativo momento de oração na noite da Sexta-feira Santa. É a primeira vez que isso acontece no pontificado de Francisco. “Em oração com Jesus no caminho da Cruz” é o tema escolhido para as reflexões que acompanharão as quatorze estações que recordam o percurso de Jesus até o Calvário. Um título que dá a entender o caráter profundamente “meditativo” desses textos que, como destaca a Sala de Imprensa do Vaticano, serão, portanto, “um ato de meditação e espiritualidade, com Jesus no centro. É Ele quem faz o caminho da Cruz e nós o percorremos com Ele. Tudo está muito centrado no que Jesus vive naquele momento e é claro que se amplia o tema do sofrimento…”.

A referência será a oração

Neste ano, portanto, haverá menos ligações diretas aos acontecimentos atuais. Nos anos anteriores, por exemplo, refugiados, vítimas de tráfico ou pessoas de países em guerra estiveram envolvidos na preparação do texto. Ou como no ano passado, com os testemunhos e diálogos retirados dos países feridos visitados pelo Papa durante suas viagens apostólicas.

Embora “nessa Via-Sacra, as menções sejam mais amplas, por se tratar de uma oração, as referências continuam presentes… A oração não abrange uma categoria de pessoas, mas uma situação”. A escolha também está ligada ao Ano da Oração que o Papa convocou como preparação para o Jubileu, um evento que, como Francisco sempre disse, tem acima de tudo um caráter espiritual.

A presença do Papa

Quanto à presença do Papa na Via-Sacra, considerando o estado de saúde do Pontífice e a diminuição das temperaturas em Roma, a Sala de Imprensa do Vaticano informou que permanece o que já havia sido anunciado anteriormente, ou seja, que o Papa estará na sexta-feira à noite no Palatino: “no momento não há mudanças no que já foi planejado”. Os textos das meditações serão distribuídos na sexta-feira, 29 de março, e no mesmo dia haverá mais detalhes sobre quem serão os portadores da cruz, ao longo das antigas ruas ao redor do Coliseu. Certamente, “as pessoas que carregarão a cruz estarão ligadas à reflexão das estações”.

Veja aqui a íntegra o livreto com a celebração da Via Sacara (disponibilizado apenas em italiano).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo