Visando acompanhar os casais, o órgão vaticano cumpre o pedido do Papa que, em nome da Igreja, se preocupa com essa parcela vocacional importante do povo de Deus
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
O Departamento para Leigos, Família e Vida do Vaticano lançou nesta quarta-feira, 15, o Itinerário Catecumenal para a Vida Matrimonial. Ainda no idioma italiano e espanhol, o escrito promete auxiliar o cotidiano de diversas famílias cristãs no mundo.
O prefácio é do Papa Francisco. O Pontífice apontou que a Igreja, em todos os momentos, é chamada a anunciar de novo, especialmente aos jovens, a beleza e a abundância de graça que contêm o sacramento do matrimônio e a vida familiar que dele deriva.
A motivação do Documento
Este documento lançado é um fruto do ano especial dedicado à Família, pelos cinco anos da exortação apostólica Amoris Laetitia, que enaltece a vida familiar.
“Tenho o prazer de distribuir aos párocos, esposos e todos aqueles que trabalham na pastoral familiar. É um instrumento pastoral preparado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida como resultado de uma indicação que tenho repetidamente expressado, ou seja, a necessidade de um ‘novo catecumenato’ em preparação ao matrimônio; de fato, ‘é urgente aplicar concretamente tudo o que já foi proposto na Familiaris consortio (n. 66), ou seja, assim como o catecumenato faz parte do processo sacramental para o batismo de adultos, também a preparação para o matrimônio deve tornar-se parte integrante do todo o procedimento do matrimônio sacramental, como antídoto para evitar a proliferação de celebrações matrimoniais inválidas ou inconsistentes”, acenou Francisco.
O Santo Padre, ainda no prefácio, afirma que os casais constituem a grande maioria dos fiéis. Muitas vezes, são pilares nas paróquias, grupos de voluntariado, associações e movimentos. “É das famílias que nascem as vocações ao sacerdócio e à vida consagrada; e são as famílias que compõem o tecido da sociedade e “consertam suas lágrimas” com paciência e sacrifícios diários. Por isso, é dever de justiça que a mãe Igreja dedique tempo e energia para preparar aqueles que o Senhor chama para uma missão tão grande quanto a família”.
Aconselhados pelo Papa, o Departamento propôs o documento que inclui todas as etapas do caminho sacramental: os tempos de preparação para o matrimônio, a sua celebração e os anos imediatamente seguintes Está estruturado em três etapas: preparação para o casamento (remoto, próximo e imediato); a celebração do casamento; o acompanhamento dos primeiros anos de vida conjugal).