AOS LÍDERES MUNDIAIS

Vaticano e Comitê Olímpico Internacional assinam apelo pela paz

“Seguir o caminho da paz” é a exortação feita aos líderes mundiais a fim de que procurem soluções justas e pacíficas para os conflitos

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Cenário de destruição na Ucrânia, com a guerra / Foto: Pacific Press/Sipa USA via Reuters

O Vaticano e o Comitê Olímpico Internacional assinaram um apelo conjunto em prol da paz: “Seguir o caminho da paz”. A iniciativa foi divulgada nesta terça-feira, 25, pela Santa Sé.

O texto recorda os conflitos e graves desafios que o mundo enfrenta. O flagelo da guerra, da mudança climática e as dificuldades econômicas causaram dor e sofrimento, pontua. Mais de 100 milhões de pessoas foram obrigadas a fugir, famílias se separaram e não puderam praticar a própria fé ou, simplesmente, praticar o esporte.

Esta tragédia humana chegou, observa o apelo, enquanto o mundo ainda está se recuperando de uma pandemia global que recordou o quanto os seres humanos podem ser vulneráveis. “À luz dessa importante experiência de humildade, reafirmamos nossa determinação de construção no poderoso senso de solidariedade recíproca que emergiu da crise da saúde. Estamos convencidos de que somente com este espírito de solidariedade nos nossos corações podemos enfrentar eficazmente os numerosos desafios que hoje ameaçam a humanidade e o nosso planeta”.

Aos líderes mundiais: soluções justas e pacíficas

É com esse espírito de solidariedade que o Vaticano e o Comitê Olímpico Internacional exortam os líderes mundiais a procurarem soluções justas e pacíficas aos conflitos. O apelo propõe o diálogo, a compreensão e a fraternidade entre os povos e o apoio à dignidade da pessoa, especialmente dos pobres e daqueles que sofrem por causa da violência, da guerra e dos conflitos armados.

“Deus quer a paz e a unidade da nossa família humana. Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são um grande símbolo desta unidade, porque reúnem indivíduos e povos em uma sadia competição e encorajam o nosso mundo a ver na competição atlética um autêntico caminho para a paz, fundada na disciplina pessoal e no empenho no trabalho de equipe, em busca da excelência”.

Da parte vaticana, assinaram o documento os prefeitos dos dicastérios para a Cultura e Educação (Cardeal José Tolentino de Mendonça), para os Leigos, a Família e a Vida (Cardeal Kevin J. Farrell) e para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Cardeal Michael Czerny). Do comitê olímpico, assinou o presidente, Thomas Bach.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo