45 anos de diálogo

Vaticano divulga balanço de reunião ecumênica anual

Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso reuniu-se com o Conselho Mundial de Igrejas, com alegria pelos 45 anos de diálogo entre as partes

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Uma colaboração mútua em prol do ecumenismo a serviço do diálogo inter-religioso. Nos dias 24 e 25 de março, foi realizada a reunião anual do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso com o Escritório de Diálogo e Cooperação Inter-religiosa do Conselho Mundial de Igrejas (CMI). O encontro aconteceu no escritório do órgão vaticano e um informe sobre a reunião foi divulgado nesta segunda-feira, 28, pela sala de imprensa da Santa Sé.

Leia também
.: Dom Farrell: unidade dos cristãos é fundamento da fraternidade universal

Ambas as partes estão em diálogo ecumênico colaborativo desde 1977. Ao longo deste tempo, já produziram uma série de importantes projetos conjuntos: Oração Inter-religiosa (1994); Reflexão sobre o casamento inter-religioso (1997); Testemunho cristão em um mundo multirreligioso: recomendações de conduta (2011); Educação para a paz em um mundo multirreligioso: uma perspectiva cristã (2019); Servindo a um mundo ferido em solidariedade inter-religiosa: o chamado cristão para reflexão e ação durante o COVID-19 (2020).

Segundo o comunicado divulgado hoje, este encontro anual fez uma avaliação da jornada ecumênica que acontece há 45 anos, com projetos conjuntos. Também foi feito um mapeamento de um plano de ação para a futura celebração dos 50 anos desse diálogo. Em especial, também uma oração pela paz no mundo, particularmente pela Ucrânia.

A reunião foi também ocasião para expressar a alegria pela crescente amizade e colaboração mútua entre os dois escritórios ao longo desses 45 anos. Ambas as delegações olharam com expectativa para o 50º aniversário e reiteraram seu desejo de continuar o compromisso ecumênico comum a serviço do diálogo inter-religioso.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo