Conselho Consultivo foi criado a partir do Documento Final do Sínodo de 2018, dedicado aos jovens, que pedia o fortalecimento do departamento da Juventude no Dicastério
Da Redação, com Dicastério para os Leigos, Família e Vida
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, anunciou neste domingo, 24, Festa de Cristo Rei, a criação do Conselho Consultivo Internacional da Juventude, composto por 20 jovens de diferentes regiões do mundo, pertencentes a movimentos, associações e comunidades internacionais.
O Conselho Consultivo foi criado a partir de um pedido específico ao Documento Final do Sínodo de 2018, dedicado aos jovens, que pedia a criação de um Órgão para fortalecer a atividade do departamento da Juventude do Dicastério.
Os jovens escolhidos para o Conselho estão envolvidos em diferentes fases do processo sinodal, como o Fórum Internacional da Juventude que o Dicastério organizou, em junho passado, a implementação da exortação apostólica Christus vivit.
O grupo desempenhará um papel consultivo importante e proativo, colaborando com o Dicastério para aprofundar questões relacionadas a pastoral da juventude e quaisquer outras questões de interesse mais geral. A primeira reunião está agendada para Roma em abril de 2020.
Leia também:
.: Notícias especiais sobre o Sínodo da Juventude
O Brasil será representado por Lucas Ricardo Marçal Ramos, membro da Fazenda da Esperança. A nomeação tem duração de três anos. Os outros jovens nomeados são:
Béatrice Camara, Guinea; Moses Ojok, Uganda; Dominique Yon, África do Sul; Brenda Noriega, Estados Unidos; Joseph Edward San Jose, Canadá; Sofía Beatriz Cruz Estrada, El Salvador; Natalia García Jiménez; Ariel Alejandro Rojas Hernández, Chile; Agatha Lydia Natania, Indonésia; Jesvita Princy Quadras, Índia; Makoto Yamada, Japão; Tilen Čebulj, Eslovênia; Chiara VAN VOORST Van Voorst, Países Baixos; Émile Abou Chaar, Líbano; Ashleigh Green, Austrália; Carina Baumgartner, Movimento Jovem Salesiano, Áustria; Lucas Riirtuoso, Equipe Notre-Dame Jovem, Portugal)