PÓS-PANDEMIA

Vaticano: começam webinários sobre retomada das atividades esportivas

O primeiro de uma série de webinários sobre o ‘Esporte: repensando o futuro’ começa nesta quinta-feira, 1º

Da redação, com Vatican News

Começa nesta quinta-feira, 1º, a série de webinários para promover uma justa retomada do esporte na sociedade após a pandemia, intitulada “Esporte: repensando o futuro” (Sport: re-thinking tomorrow), organizada pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida com a Fundação São João Paulo II para o Esporte. Os encontros — em língua inglesa — acontecem toda quinta-feira de outubro, às 16h na hora italiana, 11h no horário de Brasília, por meio da plataforma Zoom. Os webinários também podem ser seguidos pelo canal do dicastério no YouTube.

Os melhores frutos do esporte

Como recordou o próprio Papa Francisco, durante o Angelus de 5 de abril deste ano, de fato, “neste período em que tantos eventos estão suspensos, surgem os melhores frutos do esporte: resistência, espírito de equipe, fraternidade e dar o melhor de si”.

Os webinários tem esse objetivo de fomentar um bate-papo entre dirigentes, atletas, treinadores, atores sociais e agentes pastorais do esporte que podem ajudar a desenvolver diretrizes e iniciativas para o futuro do esporte. Além disso, também será uma ocasião para conhecer e compartilhar sobre boas práticas adotadas em diferentes países para promover um esporte mais humano e uma relação mais estreita entre esporte e a sociedade.

Como se inscrever

As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo site do dicastério neste endereço. Cada encontro é composto por uma introdução, um testemunho pessoal, uma palestra principal e uma sessão de 30 minutos destinada a perguntas e respostas abertas.

Os tópicos semanais serão: nesta quinta-feira, 1º, “O esporte depois da pandemia: mudará alguma coisa?”; em 8 de outubro, “Dar o melhor de si: o esporte como modelo de vida”; em 15 de outubro, “Esporte inclusivo: uma oportunidade para não perder”; e, em 22 de outubro, “Propostas para um melhor reinício: uma ecologia antropológica”.

Entre os palestrantes, além do cardeal Kevin Farrell, prefeito do dicastério, e Daniele Pasquini, presidente da Fundação João Paulo II para o Esporte, irão participar: Gian Paolo Montali, diretor geral da Ryder Cup 2023; Dyan Castillejo-Garcia, ex-tenista e jornalista esportivo; Wolfgang Baumann, secretário geral da TAFISA, membro do CIO (Comitê Olímpico Internacional), rev. Patrick Kelly, professor de Teologia e Estudos Religiosos da Universidade de Detroit Mercy; e Renata Simril, presidente da Fundação LA84.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo