COMEMORAÇÃO

Terço dos Homens celebra 89 anos de existência onde tudo começou

Um movimento que começou no interior de Sergipe e atingiu mais de duzentas dioceses e arquidioceses do Brasil. Estamos falando do Terço dos Homens, que completou 89 anos de existência. Na cidade de Itabi, a cento e trinta quilômetros de Aracaju, os fiéis celebraram durante a festa da padroeira da cidade.

Reportagem de Silas Santos e Sidiclei Sales

Para a pequena Itabi, com pouco mais de 4.700 habitantes, o dia 8 de setembro é marcado pela festa da padroeira da cidade. A data também marca o aniversário do grupo mais antigo do Terço dos homens do Brasil. 

Alvaci, filho de Antônio Menezes, um dos fundadores, conta como tudo começou. “Ao final da missa, Frei Peregrino pediu que as mulheres retornassem às suas casas e que os homens entrassem na Igreja. E ali começa com um puxão de orelha, perguntando se apenas as mulheres precisavam da proteção, precisavam de pedir algo à Nossa Senhora.

Os homens, por quê? Por que os homens vão rezar o terço?”, lembrou o aposentado, Alvaci Rodrigues de Souza.

Hoje os mais antigos e os mais novos do grupo são fiéis aos encontros mensais. “Todo segundo domingo do mês às 11 horas da manhã. Já teve mais, já teve 120 homens, 125. Hoje nós temos uma média de 100 homens no segundo domingo do mês rezando o Santo Terço aqui com a gente”, comentou o coordenador do Terço dos Homens de Itabi(SE), Tiago Resende. 

Tudo começou em 1936 com um grupo de 200 homens que começaram a rezar o terço dos homens juntos, incentivados por um Frei Capuchinho que estava em missão na cidade.

Hoje o movimento se consolidou nas mais de 275 dioceses e arquidioceses espalhadas pelo Brasil. 

“Homens que podem com toda a confiança olhar para sua família, olhar para sua casa com muito mais apreço, olhar com os olhos do próprio Senhor, olhar para a sua família como projeto de Deus, como sonho de Deus”, afirmou o pároco da Igreja N. Senhora da Conceição de Itabi(SE), padre Gustavo Martins. 

Além de manter a tradição que completa 90 anos em 2026, os participantes se sentem agraciados em poder participar do Terço dos homens em atividade há mais tempo no Brasil”. “É a nossa ligação com o Cristo, certo? Sem Nossa Senhora, como se disse, ‘peça à mãe, que o filho atende’. Então a gente tem que estar com a mãe do lado”, disse o aposentado, Astrogildo Aragão.

“Itabi tem o privilégio de dizer que foi a cidade o fundador do terço dos homens aqui na cidade”, concluiu o lavrador, Adelmo da Rocha.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo