CASA COMUM

Tempo da Criação: um momento de redescoberta, afirma cardeal Tagle

O cardeal Luis Antonio Tagle destaca o Tempo da Criação como um momento para ser celebrado em oração

Da redação, com Vatican News

De 1º de setembro a 4 de outubro, a Igreja celebra o Tempo da Criação. Cristãos ao redor do mundo são encorajados a renovar a sua relação com a Deus e a criação. Isso pode ser feito por meio de conversão, compromisso e celebração — mesmo enquanto o mundo luta contra a pandemia de Covid-19.

Em uma mensagem de vídeo gravada antes de retornar a Manila e testar positivo para Covid-19, o cardeal Luis Antonio Tagle destaca a importância deste período de um mês com o tema “Jubileu pela Terra”.

A celebração termina no domingo, 4 — festa de São Francisco de Assis — que também é o padroeiro da ecologia.

Leia também
.: África: multiplicam-se iniciativas para o Tempo da Criação

“É um tempo litúrgico”, explica o cardeal que é Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, “para celebrar na oração, e especialmente na Eucaristia, a bondade da criação, sinais da bondade e do amor de Deus”.

Uma época com uma mensagem ecológica

O Tempo de Criação, prossegue o cardeal, “é uma celebração com uma clara mensagem ecológica e social, na maneira pela qual lidamos com a criação também levada à nossa atitude em relação à vida e aos seres humanos”.

“É também um apelo a redescobrir a nossa vocação de mordomos da criação e nos comportamos como donos e esquecemos que somos zeladores”, reiterou o cardeal.

O cardeal recorda também “com alegria e gratidão” a celebração do tempo da criação na diocese de Imus e na arquidiocese de Manila — ambas nas Filipinas.

Concluindo a sua mensagem, o Cardeal Tagle exorta todos a celebrar, no Tempo da Criação, a interconexão na família da criação e na família humana, especialmente com os pobres.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo