Assembleia

Tagle à Caritas Internacional: grato pelas lições aprendidas com os pobres

Cerca de 400 delegados representantes de 162 organizações da Caritas estão reunidos em Roma

Da Redação, com Vatican News

Cardeal Luis Antonio Tagle, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos / Foto: Reprodução Caritas Internationalis

“Construir novos caminhos de fraternidade”: inspirado na Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco, é o tema da 22ª Assembleia Geral da Caritas Internacional, durante a qual os cerca de 400 delegados da Caritas dos cinco continentes refletirão sobre como as organizações que representam podem trabalhar juntas de forma mais eficaz, a serviço dos mais pobres e vulneráveis, em um mundo afetado por múltiplas crises: da guerra na Ucrânia à pandemia da Covid-19, das consequências das mudanças climáticas à crescente insegurança alimentar. Tendo em mente as palavras de Francisco na audiência da manhã desta quinta-feira, 11 de maio, para os participantes da Assembleia, com as quais os convidou a “nunca esquecer que na origem de toda a nossa atividade caritativa e social está Cristo”.

Tagle: grato pelo que aprendi com vocês e com os pobres

O discurso do pró-prefeito da Seção para a Primeira Evangelização e as Novas Igrejas Particulares do Dicastério para a Evangelização, Cardeal Luis Antonio Tagle, abriu na parte da tarde os trabalhos na Sala Nova do Sínodo: “Amar sem limites, sustentados pelo Espírito Santo, que continua a nos dar força mesmo quando sentimos falta de força ou de esperança. Foi isso que aprendi nesses oito anos na Caritas Internacional. Anos que foram como um novo seminário de formação para mim, para ser um discípulo e missionário de Cristo”.

O purpurado filipino agradeceu a toda a Caritas e às administrações atuais e passadas dos secretariados regionais e gerais. “Sou grato por todas as lições aprendidas com vocês, com os voluntários e especialmente com os pobres, que sempre nos fazem trazer o melhor de nós. Obrigado por me ensinarem e me guiarem”, disse.

Caritas é amor no coração da Igreja

O cardeal relembrou, em seguida, as palavras ditas pelo Papa Francisco durante a audiência da manhã desta quinta-feira, 11, bem como as que foram dirigidas à Caritas Internacional ao longo de seu pontificado. “O Santo Padre nos lembra constantemente de nossa missão. A Caritas não é simplesmente uma organização humanitária, a Caritas é amor no coração da Igreja, dos pobres e do mundo”.

Citando a primeira carta de São Paulo aos Coríntios, Tagle falou então da importância do amor que “se alegra com a verdade; sofre todas as coisas, acredita em todas as coisas, espera todas as coisas, suporta todas as coisas”. “Esta é a grandeza do amor — acrescentou —, e esta é a grandeza da Caritas, se permitirmos que o amor permeie tudo o que fazemos”.

Uma família unida por uma fé comum

Por fim, o purpurado falou sobre a unicidade da Confederação Caritas, onde cada uma das 162 organizações é única e, ao mesmo tempo, parte integrante das outras. “Somos uma família unida por uma fé comum, uma esperança comum, um amor comum e um serviço comum”. Ele concluiu: “Agradeço a todos vocês e a Deus por ter tido tantas oportunidades de ver, através do trabalho da Caritas, o amor de Deus feito carne”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo