7 de junho

Solenidade da Santíssima Trindade: celebre em família o dia do Senhor

Comissão para a Liturgia oferece roteiro para celebração da solenidade da Santíssima Trindade em família

Da redação, com CNBB

Neste primeiro domingo após Pentecostes, 7, a Igreja Católica celebra a Solenidade da Santíssima Trindade. Neste tempo de pandemia, a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) oferece o roteiro para celebração doméstica em família.

“Acolhendo as orientações das autoridades sanitárias, nossos bispos, nas mais diversas situações e realidades vão, a partir de um cuidadoso discernimento, orientando suas dioceses, paróquias e comunidades sobre como e quando vão sendo retomadas as celebrações comunitárias presenciais. Contudo, pessoas impossibilitadas por motivo de saúde ou idade, ou porque pertencem ao denominado ‘grupo de risco’ devem ainda abster-se de participar das celebrações comunitárias dominicais”, orienta a Comissão para a Liturgia da CNBB.

A oferta do roteiro para a celebração em família reforça a importância dos fiéis católicos viverem a “dignidade de povo sacerdotal que nosso batismo nos conferiu” e, por isso, “não só acompanhar, mas celebrar com nossas famílias o Dia do Senhor”.

Acesse
.: Baixe aqui o roteiro para a celebração da Solenidade da Santíssima Trindade em família

Dicas

Para melhor celebrar a Solenidade da Santíssima Trindade, siga algumas dicas:

– Escolha em sua casa um local adequado para celebrar e rezar juntos.
– Prepare sua Bíblia com o texto a ser proclamado, um vaso com flores, um crucifixo, uma imagem ou ícone de Nossa Senhora e uma vela a ser acesa no momento da celebração.
– Escolha quem irá fazer o “Dirigente” (D) da celebração: pode ser o pai ou a mãe e quem fará as leituras (L). Na letra (T) todos rezam ou cantam juntos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo