EM ROMA

Na conclusão do Sínodo, Papa recorda: “Espírito Santo é o protagonista”

Na última congregação da XVI Assembleia Geral do Sínodo, Pontífice agradeceu a todos que participaram das atividades nas últimas quatro semanas

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco participou da última congregação da Assembleia Geral do Sínodo neste sábado, 28 / Foto: Vatican Media­/Handout via REUTERS

Foram 25 dias entre o início dos trabalhos da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, em 4 de outubro, e o encerramento das discussões neste sábado, 28. No dia marcado pela leitura, aprovação e publicação do Documento Síntese desta etapa do Sínodo sobre a Sinodalidade, o Papa Francisco falou aos participantes reunidos na Sala Paulo VI.

Em espanhol, o Pontífice agradeceu pela dedicação de todos que participaram da assembleia. “Quero agradecer o trabalho de todos e de cada um: Cardeal Grech, não dormiu à noite; Cardeal Hollerich, mestre dos noviços; Nathalie Becquart e Luis Marín de San Martín, Giacomo Costa, Riccardo Battocchio, Giuseppe Bonfrate, Irmã Maria Grazia Angelini, Timothy Radcliffe, que nos manifestaram um saber espiritual, e aos escondidos, aqueles que estão aqui atrás, que não vemos e que possibilitaram tudo isso. Obrigado de coração a todos”, expressou.

O Santo Padre também reiterou que o protagonista do processo sinodal é o Espírito Santo e recomendou aos participantes “que levem consigo os textos de São Basílio, que nos preparou o Padre Davide Piras, e continuem meditando-os, porque isso pode ajudá-los”.

O último ato desta primeira etapa da fase universal do Sínodo sobre a Sinodalidade foi a celebração da Santa Missa neste domingo, 29, às 10h do horário local. A próxima assembleia será realizada em outubro de 2024, encerrando definitivamente os trabalhos sinodais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo