A iniciativa é uma resposta ao apelo do Papa Francisco para “renovar o cuidado pastoral dos jovens, em um espírito de abertura, autogestão, criatividade e serviço”
Da Redação, com Vatican News
No próximo sábado, 19 , terá início oficialmente em Moscou, na Rússia, o Centro Diocesano para os Jovens. Um local criado para reunir os jovens católicos e animá-los na fé, em um país de minoria católica.
Segundo o coordenador, o centro quer convidar os jovens a continuar a reconhecer seja os sonhos como os desafios da realidade em que vivemos, seja acompanhá-los na sua busca de um lugar na vida, no seu serviço à Igreja e à sociedade.
Oksana explica que os objetivos prioritários serão três: criar um espaço onde os jovens possam se encontrar e estabelecer contatos com outros grupos de jovens; desenvolver e acompanhar ideias sobre como os jovens podem estar a serviço das comunidades eclesiais e civis em que vivem; oferecer suporte informativo às atividades juvenis.
Ainda não existe um local fixo para abrigar o centro diocesano para jovens. Assim, o primeiro encontro será realizado pelo arcebispo Paolo Pezzi na sala principal da Cúria, de quem se espera aprovação formal.
Comunicação por meio das redes sociais
O Centro, afirma Oksana, é uma comunidade nascente, não uma estrutura pré-concebida.
O território da Diocese de Moscou cobre grandes distâncias e possui pequenas paróquias, para isso a comunicação será através de redes sociais e na participação em projetos que possam ser implementados localmente, mas feitos em conjunto.
Por esse motivo, a primeira reunião será gravada para que os jovens possam rever a discussão em suas paróquias e enviar suas contribuições por e-mail.
Oksana acrescenta ainda que: “queremos dar aos jovens a oportunidade de expressar aquilo que esperam do centro da juventude como estrutura pastoral, onde os principais protagonistas são os próprios jovens”.