Com o tema “Família, peregrina da esperança”, evento reuniu pessoas empenhadas na evangelização das famílias nos dias 24 e 25 de maio
Da Redação, com Portal Vida e Família

Padre Chrystian Shankar fala aos participantes do 15º Simpósio Nacional das Famílias / Foto: Reprodução Portal Vida e Família
Cinco mil pessoas que atuam na evangelização das famílias participaram do 15º Simpósio Nacional das Famílias neste fim de semana em Aparecida (SP). Neste ano, o evento teve como tema “Família, peregrina da esperança”, em consonância com o Ano Jubilar.
Refletindo sobre o evento, o bispo de Barreiras (BA) e membro da Comissão Vida e Família, Dom Moacir Arantes, afirmou que “a presença de cada é uma manifestação inequívoca de quanto Deus é bom para com o nosso Brasil, para com as nossas famílias: cada agente da Pastoral Familiar, cada pessoa que acredita na família que acredita que a vida deve ser preservada a qualquer custo é, de fato, uma expressão do amor de Deus”.
No sábado, 24, após a abertura, o padre Reginaldo Manzotti conduziu um momento de espiritualidade. “Essa esperança, tema do Jubileu, é uma virtude que tem duas irmãs: uma delas é a indignação e a outra é a coragem. Se estamos aqui, é para pedir a virtude da esperança e indignar-se, não concordar, com aquilo que fere os princípios familiares cristãos”, apontou o padre.
Atividades no sábado à tarde
À tarde, foi apresentada uma mensagem do secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Gleison de Paula Souza, que refletiu sobre o empenho missionário que tem impulsionado as ações da Pastoral Familiar. Na sequência, dom Moacir Arantes conversou com alguns jovens e adolescentes sobre a espiritualidade voltada para este público.
Em seguida, o padre Chrystian Shankar falou sobre a família e a esperança. “A palavra ‘cuidar’ é a maior para a Pastoral Familiar”, apontou o sacerdote. “No meio de tantos casais, Deus te escolheu e acendeu no seu coração uma chama que nada pode apagar. E apesar das dificuldades, estamos dispostos a evangelizar”, ressaltou.
Simultaneamente, o padre Osmar Braido e o personagem Chicão participaram do Simpósio Kids com cerca de 200 crianças. No fim da tarde, elas apresentaram um pouco daquilo que aprenderam e realizaram durante todo o dia. Por fim, antes de finalizar o encontro com a Adoração do Santíssimo Sacramento, a cantora Adriana Arydes conduziu um momento rico de oração, revivendo o cenáculo com a Virgem Maria pela oração do Santo Terço.
Missa no domingo e próxima edição do simpósio
No domingo, 25, as famílias partiram em peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida (SP). A Missa foi presidida pelo arcebispo local, Dom Orlando Brandes, que ressaltou, durante a homilia, que a Igreja tem a característica da família divina. “Essa Igreja que mora em nós, uma tenda, um santuário, o templo de Deus. Então, essa Igreja vai evangelizar o mundo e ser sinal de unidade e de paz”, comentou.
A próxima edição do Simpósio Nacional das Famílias e da Peregrinação Nacional das Famílias já têm data marcada. Será nos dias 30 e 31 de maio, em Aparecida (SP), e vai celebrar os 10 anos da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco.