#TheChurchIsOurHome

Série de vídeos conta contribuição de fiéis com deficiência ao Sínodo

Por ocasião do Sínodo, departamento vaticano envolveu dezenas de fiéis com deficiência dos cinco continentes em uma sessão especial de escuta

Da Redação, com Sala de Imprensa da Santa Sé

Pessoas com deficiência participaram de sessão de escuta para o Sínodo / Foto: Reprodução – Divulgação

Uma série de vídeos apresentada pelo departamento vaticano para os Leigos, a Família e a Vida trará as contribuições de várias pessoas com deficiência ao Sínodo sobre Sinodalidade. O primeiro vídeo será apresentado, no dia 6 de dezembro, com o tema “corresponsabilidade”.

Por ocasião do Sínodo sobre a Sinodalidade, o departamento vaticano envolveu algumas dezenas de pessoas com deficiência dos cinco continentes numa sessão especial de escuta. A iniciativa respondeu ao convite do Papa Francisco na encíclica Fratelli tutti, que pede que se dê voz aos que são discriminados por causa de sua condição de deficiência.

Com base nas perguntas do Sínodo – “O que é que o Espírito pede à Igreja? Que caminhos se abrem para a Igreja e para os fiéis com deficiências” – os participantes elaboraram uma síntese que foi submetida à Secretaria Geral do Sínodo e ao Papa Francisco.

Para contar a sessão de escuta e o encontro com o Papa, o Dicastério apresentará quatro vídeos nos quais alguns dos participantes oferecem os seus rostos e vozes e, sobretudo, a sua contribuição peculiar para a reflexão do Sínodo.

Palavra dos cardeais Farrell e Grech

“A Igreja, para ser verdadeiramente sinodal, deve ouvir a voz de todos, não excluindo ninguém. Agradeço à Secretaria Geral do Sínodo que, desde o início, apoiou a nossa iniciativa: graças a esta colaboração, a contribuição dos fiéis com deficiência pode chegar aos padres sinodais”, afirmou o prefeito do dicastério, Cardeal Kevin Farrell.

O secretário-geral do Sínodo, Cardeal Mario Grech, também comentou a iniciativa. “A conversão sinodal da Igreja envolve também a conversão da Cúria Romana numa chave sinodal. A experiência com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida é um feliz testemunho disso e abre novos horizontes e espaços de colaboração para mostrar que a Igreja é verdadeiramente um lar para todos”.

O Documento de Trabalho para a Fase Continental do Sínodo destaca algumas das questões que surgiram neste processo. Nas sínteses, há relatos sobre a falta de estruturas e modalidades de acompanhamento apropriadas às pessoas com deficiência. Também presente o apelo a novos modos de acolher a contribuição delas e promover sua participação.

O trailer para #TheChurchIsOurHome está disponível a partir de hoje nos canais sociais e Youtube do Vatican News, do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e da Secretaria Geral do Sínodo.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo