FÉ E CULTURA

Seminário discute preservação de bens culturais da Igreja

Segunda edição do evento vai abordar as missões e reflexos das ordens e novas congregações religiosas na cultura brasileira

Catarina Jatobá
Da Redação

II Seminário de Bens Culturais da Igreja

Igreja São José em BH/ Foto: Arquidiocese de BH

Entrar em certos templos religiosos, além de uma experiência de fé, é também um convite a apreciar a arte e a cultura ali presentes. Mas esses patrimônios, verdadeiras obras de arte da Igreja, precisam de cuidado, para que não se deteriorem com o tempo. E é por isso que o Museu da Obra Salesiana do Brasil e o Centro Universitário Salesiano de São Paulo promovem o II Seminário de Bens Culturais da Igreja. O evento será realizado nos dias 26 e 27 de agosto, no instituto de Teologia da UNISAL e no teatro Grande Otelo, no Liceu Coração de Jesus.

O seminário é direcionado a religiosos, pesquisadores, profissionais das áreas de arquitetura, restauro, arquivo, museologia e interessados no tema. A ideia é que a troca de informações gere conhecimentos em vista da conscientização da proteção e difusão destes bens, tanto do ponto de vista pastoral quanto patrimônio cultural.

Para o membro do comitê organizador do evento e coordenador do Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB), Marcos Lima, o principal objetivo deste seminário é reforçar para as comunidades religiosas a importância da manutenção dos bens culturais existentes.

“Ainda hoje, infelizmente, vemos os maus-tratos que ocorrem, seja por falta de conhecimento ou até mesmo informações por parte daqueles que atuam nas comunidades religiosas. O seminário tem essa premissa de fazer com que as pessoas que estão diretamente ligadas aos patrimônios religiosos tenham um cuidado maior com os seus acervos, com as suas memórias e a história”, destacou.

Leia também
.: Formação cultural ajuda na preservação dos bens da Igreja, diz bispo

Instituições religiosas na cultura brasileira

Neste ano, o tema abordado será “Ordens e novas congregações religiosas: missões e reflexos na cultura brasileira”. Marcos Lima explica que o tema surgiu da necessidade de dar visibilidade a essas instituições da Igreja, que também atuam no cenário cultural do país. “Ao longo das suas fundações, elas vem desenvolvendo diversas atividades tanto nos aspectos missionários e pastorais, como também preservando os seus bens culturais. Acredito que será uma experiência interessante poder ouvir e compartilhar o que essas instituições possuem. Os palestrantes convidados para essa edição desenvolvem belos trabalhos no que tange à preservação do patrimônio eclesiástico”.

Um dos palestrantes será o sacerdote Orionita da Congregação de São Luis Orioni, padre Antônio Sagrado Bogaz, pároco da Paróquia Nossa Senhora Achiropita de São Paulo e fundador do Memorial Achiropita-Oriani. Ele vai abordar o tema “Memoriais e museus, história, tradição e memória”.

“O objetivo deste tema é fazer com que nossos memorias tenham valor de museu, quer dizer, guardem, protejam o patrimônio. E os museus tenham valor de memorial, quer dizer, dinamizem, elevem, engrandeçam os fatos, os acontecimentos, as peças, os símbolos, e sobretudo as pessoas que os tornaram perenes”, explica o sacerdote.

Especialista em arqueologia eclesiástica e eclesial, padre Antônio Bogaz estudou o tema na Terra Santa e em Roma e diz esperar mais apoio dos órgãos públicos no Brasil, considerando a urgência e emergência deste assunto. 

Intercâmbio de conhecimento e experiências

O participante Marco Antônio Garcia Gava esteve presente desde a primeira edição do Seminário de Bens Culturais da Igreja, ainda como estudante de Arquitetura e Urbanismo, em 2019. O tema despertou nele o interesse por estudos relacionados à herança cultural do Catolicismo no Brasil. Ainda na Universidade, a temática deu origem a um projeto de Iniciação Científica e ao trabalho de Conclusão de Curso e agora, o mestrado também seguirá o mesmo percurso.

Para essa edição do evento, ele espera valiosas trocas de conhecimento e experiências entre os conferencista. “Creio que este encontro e suas discussões surgem em um momento importante, a fim de que lancemos nossas atenções a esses bens e saiamos com espírito e ideias renovados, com o intuito de despertarmos no seio eclesial das Dioceses e Paróquias um olhar diferenciado para a tutela do patrimônio sacro católico brasileiro. “

“Evangelização e cultura andam juntas”

Discutir e estudar sobre o tema é importante para auxiliar no processo de proteção do patrimônio cultural que é tão rico, além de colaborar para o processo da fé cristã, que se expressa muito nas culturas dos povos e assume um papel significativo nos modos culturais de cada localidade. A explicação é do organizador do evento e é pautada também na compreensão do ser humano e da sociedade, a partir das simbologias que a cultura resgata.

“O próprio Papa Paulo VI já dizia que a evangelização e a cultura andam juntas. Entender os bens culturais da Igreja é fundamental para a história da sociedade cristã”.

Visitas guiadas

Na programação do evento está prevista uma visita guiada ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus. Além de se tratar do mais antigo templo de estilo clássico-renascentista da cidade de São Paulo, é considerado um marco na renovação da arte sacra na capital paulista, por conta da sua decoração.

Os participantes visitarão também o Museu da Obra Salesiana no Brasil, que possui em seu acervo relíquias de Dom Bosco, Madre Mazarello e São Domingos Sávio. O museu possui uma vasta coleção de objetos religiosos e paramentos sacros do século XIX, entre outros objetos utilizados para práticas de ensino pelos padres Salesianos de Dom Bosco.

Inscrições

Para membros das comunidades religiosas e pastorais, o valor de inscrição é o mesmo de estudante (R$ 80,00), podendo levar um acompanhante para o evento.

As inscrições para ouvintes seguem até o dia 20 de agosto e podem ser realizadas pelo site do Museu (mosb.salesianossp.org.br) e do UNISAL (unisal.br), ou pelo link direto:  http://www.lo.unisal.br/sistemas/sbci2022/

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo