Igreja no Brasil

Saúde do Cardeal Geraldo Majella inspira cuidados e CNBB pede orações

Cardeal Majella está internado há 22 dias em Londrina (PR)

Da redação, com CNBB e informações da Arquidiocese de Salvador

Foto: Santuário Nossa Senhora Aparecida de Londrina

A saúde do arcebispo emérito de Salvador (BA), Cardeal Geraldo Majella Agnelo, de 89 anos, inspira cuidados. Segundo a Arquidiocese de Salvador, o purpurado, que está internado em Londrina (PR), apresenta um quadro estável.

Na última sexta-feira, 6, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pediu aos fiéis, às comunidades eclesiais missionárias e às dioceses brasileiras oração pela saúde do arcebispo emérito de Salvador.

Em 29 de junho passado, o purpurado celebrou 65 anos de ordenação sacerdotal. Uma homenagem ao Cardeal Majella e uma missa especial foram realizadas no Santuário de Nossa Senhora Aparecida de Londrina.

Histórico

Dom Geraldo, cujo lema episcopal é “Caridade com fé”, foi bispo de Toledo (PR), de 5 de maio a 27 outubro de 1982, arcebispo de Londrina (PR) de 1982 a janeiro de 1999, quando foi nomeado como arcebispo Primaz do Brasil e assumiu o governo pastoral da arquidiocese de São Salvador da Bahia. Neste ínterim, em 16 de setembro de 1991, foi designado Secretário da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, na Cúria Romana.

Também foi membro da Pontifícia Comissão para a América Latina, do Comitê Central do Grande Jubileu do Ano 2000 e do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais. Ele presidiu a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, de 1983-1987, foi vice-presidente do Regional Sul 2 da CNBB e 2º Vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), em 1999. Dom Geraldo presidiu a CNBB de 2003 a 2007.

Foi criado cardeal pelo Papa João Paulo II no consistório de 21 de fevereiro de 2001, recebendo o título de São Gregório Magno em Magliana Nuova. No Vaticano, foi membro do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes e da Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja. Participou de dois conclaves, um, em 2005, que elegeu o Papa Bento XVI, e outro, em 2013, no qual foi escolhido o Papa Francisco. Ele foi um dos três presidentes da Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe realizada em Aparecida (SP), em maio de 2007.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo