Nesta quinta-feira

Santuário Santa Dulce dos Pobres celebra 10 anos de dedicação

Celebração será marcada por missa presidida pelo arcebispo de Salvador, cardeal Sergio da Rocha

Da redação, com Obras Sociais Irmã Dulce

Santuário Santa Dulce dos Pobres /Foto: Obras Sociais Irmã Dulce

Nesta quinta-feira, 27, o Santuário Santa Dulce dos Pobres completa dez anos de dedicação. Para celebrar a data, uma missa será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal Sergio da Rocha. A celebração eucarística acontecerá, às 8h30, no Santuário do Anjo Bom do Brasil. A igreja fica na Avenida Dendezeiros do Bonfim, ao lado das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). 

Leia mais
.: Dez curiosidades sobre a vida e obra de Irmã Dulce
.: Outras notícias sobre Irmã Dulce

A celebração solene vai acontecer obedecendo aos protocolos sanitários por conta da pandemia. Será permitida a participação de um número reduzido de fiéis: apenas 30% da capacidade do local.

Além da participação presencial, a missa também poderá ser acompanhada pelas redes sociais do Santuário. 

Santuário Santa Dulce dos Pobres

Construída em 2003, a edificação foi batizada inicialmente de Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. O primeiro nome é uma homenagem à Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, congregação a qual pertenceu Irmã Dulce.

O rito da dedicação aconteceu em 27 de maio de 2011. Na ocasião, a igreja foi elevada a Santuário da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. A cerimônia da época foi presidida pelo então Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger. O local recebeu autorização para realizar celebrações religiosas (casamentos, batizados, entre outras cerimônias).

“O rito é belíssimo, pois ali acontece a aspersão da água benta, as unções do altar e das paredes, a incensação, a deposição das relíquias no altar e o rito da Palavra e da Eucaristia”, comenta o reitor do Santuário, frei Giovanni Messias.

Já em 13 de outubro de 2019, por conta da Canonização de Irmã Dulce, o espaço passou a se chamar então Santuário Santa Dulce dos Pobres.

Leia também
.:  Homilia do Papa Francisco na canonização de Irmã Dulce e outros beatos

Festividade

Desde o início de maio, uma programação especial vem sendo realizada para festejar os 10 anos de dedicação do Santuário da Santa Dulce. A agenda de festividades conta com a participação de devotos e admiradores da vida e obra da Mãe dos Pobres, além de profissionais das Obras Sociais Irmã Dulce.

Entre os eventos, está a visita da imagem e da relíquia de Santa Dulce a diversas paróquias de Salvador, sempre aos domingos, até o dia 30 de maio.

Outro momento importante dentro do calendário aconteceu com os colaboradores da instituição fundada pelo Anjo Bom. Eles participaram de um momento com a música Jerusalema, canção cuja tradução é “Jerusalém é minha casa” e que fala de esperança. A ação teve como objetivo fomentar a mensagem de que todos fazem parte desse legado de amor e serviço de Irmã Dulce.

Relíquias

É no Santuário que estão depositadas as relíquias de Santa Dulce, em um espaço chamado Capela das Relíquias.

Em setembro de 2019, o local passou por uma nova reforma, ganhando um túmulo de vidro com uma efígie em tamanho real da freira baiana. Logo abaixo da imagem, que muito se assemelha à santa, está a urna que guarda seus restos mortais.

Capela das Relíquias /Foto: Obras Sociais Irmã Dulce

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo